Com dois pedidos de impeachment do governador Wilson Lima (PSC) e do seu vice, Carlos Almeida Filho (PTB), em análise na procuradoria-geral da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a expectativa é que os ambos os pedidos entrem na pauta do plenário virtual da casa nesta semana.
O presidente do Legislativo estadual, deputado Josué Neto (PRTB), disse ao O Poder, que aguarda este parecer técnico-jurídico para poder colocá-lo em votação entre os demais deputados. “Os pedidos continuam na procuradoria. Após a análise da procuradoria analisaremos o próximo passo”, disse.
Na última sexta-feira, 24, o setor de protocolo da presidência da Assembleia Legislativa recebeu o segundo pedido de impeachment do governador Wilson Lima por crime de responsabilidade fiscal e teve como autor o coordenador do Movimento Independente do Amazonas e coordenador regional do Movimento Conservador, o empresário William Bitar Barroso dos Santos.
O primeiro a entrar com o pedido de afastamento do governador e vice, na Aleam, foi o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Amazonas (Simeam), Mário Vianna, alegando negligência e omissão do Estado em relação à saúde e o avanço da Covid-19 no Amazonas. Vianna chega a responsabilizar o governo em um vídeo em suas redes sociais pelas mortes ocorridas na sociedade e dos profissionais de saúde.
O Portal O Poder entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do Governo (Secom) para repercutir o fato, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Arquivo O Poder