abril 12, 2025 13:27

Sinésio Campos cobra ação mais efetiva da Prefeitura de Manaus no combate à Covid-19

O deputado Sinésio Campos (PT) cobrou mais agilidade da Prefeitura de Manaus em fiscalizar locais públicos municipais, como feiras e mercados, onde as aglomerações voltaram a ocorrer e que são pontos críticos para a transmissão do novo coronavírus, além da falta de medicamentos básicos contra a doença nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Com base na Zona Leste, o deputado pediu, ainda, que a prefeitura instale um Hospital de Campanha nesta área da cidade. “Estão cobrando muito o governo federal e o governo do Estado e não se cobra da Prefeitura de Manaus”, disse.

Segundo ele, a prefeitura está fazendo decretos, mas na prática, “a coisa não acontece”. “Eu faço questão de sair pela manhã para ver como está a movimentação nas ruas. Pasmem, hoje continua filas quilométricas na Caixa Econômica, nos bancos, nas feiras, nos mercados e algo que me preocupa sem máscaras”, denunciou.

Ele também criticou a omissão da saúde municipal se referindo aos atendimentos nas UBS que, na sua avaliação, deveriam servir de triagem e mais mobilidade às pessoas que buscam atendimento.

“O que não dá é pra entrar no estrangulamento dos hospitais que não estão dando respostas. O que está acontecendo hoje com o Delphina Aziz e 28 de Agosto são mortes anunciadas. O clamor que eu faço são que as UBS possam ser dotadas de medicamentos principalmente no início do atendimento porque depois que está comprometido o pulmão ai a fila será lá no Tarumã”, disse.

Num aparte, o deputado Wilker Barreto (Podemos) concordou com Sinésio e acrescentou que considera uma “vergonha” a prefeitura não estar distribuindo máscaras nas feiras de Manaus.

“Alguns infectologistas dizem que essa medida de procurar atendimento quando já estiver com falta de ar isso não pode ocorrer porque já está comprometendo os pulmões. As UBS tem que ter o Tamiflur e a Hidroxicloroquina. Para que o médico possa entrar com os medicamentos logo no início. No início dessa pandemia eu pedi da Prefeitura e governo do Estado, ações integradas, as redes de saúde não estão unidas”, afirmou.

Líder do PSDB na Assembleia, a deputada Therezinha Ruiz saiu em defesa do prefeito Arthur Neto, que é do seu partido.

“Levaremos essas reivindicações direto ao prefeito mesmo ele estando numa idade avançada está atendendo a sociedade e fazendo reuniões. O que ele puder fazer vai fazer. O que o Amazonas já deu pra ele nesses 40 anos ele é muito grato. Mas não é fácil o governo está com dificuldades, Nova York está com dificuldades, o mundo está com dificuldades e ninguém consegue mais comprar o que precisa”, disse.

 

 

Augusto Costa, para o Poder

Foto: Aleam

Últimas Notícias

PA: Helder privatiza Cosanpa, mas deixa 27 municípios de fora

O governador Helder Barbalho (MDB) anunciou na sexta-feira, 11, que irá se reunir com o Banco Nacional de Desenvolvimento...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!