novembro 22, 2024 08:47

Secretário norte-americano culpa China por milhares de mortes por Covid-19

Na última quarta-feira, 6, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, voltou a fazer críticas à China, dessa vez, culpando-a pelas mortes de centenas de milhares de pessoas pelo novo coronavírus.

As declarações do secretário foram feitas durante uma entrevista coletiva no Departamento de Estado.

“Eles sabiam. A China poderia ter evitado as mortes de centenas de milhares de pessoas em todo o mundo. A China poderia ter poupado o mundo de sofrer um mal-estar econômico global”, declarou.

Além disso, Pompeo ainda exigiu que a China divulgue novas informações sobre o surto. “A China ainda se recusa a compartilhar as informações necessárias para manter as pessoas seguras”, acrescentou.

Até o momento, o novo coronavírus já causou mais de 255 mil mortes em todo o mundo, incluindo mais de 70 mil nos Estados Unidos (EUA), o país mais afetado pela doença, de acordo com estatísticas oficiais.

O vírus surgiu pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan em dezembro. A maioria dos especialistas acredita que ele se originou em um mercado de venda de animais silvestres e passou de animais para pessoas, mas Pompeo declarou que há evidências significativas de que veio de um laboratório.

Ainda na coletiva, Pompeo rebateu informações de que ele e outros membros do governo Trump tenham feito declarações conflitantes sobre a real origem do novo coronavírus.

Vale ressaltar que no domingo,3, o secretário havia afirmado que tinha “uma quantidade significativa de evidências” de que o vírus surgiu no Instituto de Virologia de Wuhan, porém, dias anteriores, Pompeo havia dito que não sabia a se o vírus veio do laboratório, do mercado de animais silvestres ou de outro lugar.

Ontem, Pompeo já declarou que os EUA não tinham certeza, mas que havia evidências significativas de que surgiu do laboratório.

“Cada uma dessas afirmações é totalmente consistente”, declarou. “Estamos todos tentando descobrir a resposta certa. Estamos todos tentando esclarecer.”

O Instituto de Virologia de Wuhan, apoiado pelo Estado chinês, afirma que o vírus não se originou no local.

 

 

 

 

Conteúdo: Agência Brasil

Foto: REUTERS/Kevin Lamarque/Pool

Últimas Notícias

Após denúncia do Portal O Poder, TCE-AM suspende licitação em Autazes por suspeita de irregularidades

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu a licitação para o hospital de Autazes. A suspensão...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!