O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, declarou que atualmente vê o caminho do país um caos e que não vê outro lugar no mundo que esteja “causando tanto mal a si mesmo como o Brasil”.
A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo, nesta manhã de quinta-feira,14.
Ainda de acordo com o vice-presidente, a pandemia da Covid-19, na sua opinião, não é apenas uma questão de saúde, mas também econômica e pode-se tornar uma questão de “segurança” caso ocorra um “estrago institucional”.
“A crise que ela (a covid-19) causou nunca foi, nem poderia ser, questão afeta exclusivamente a um ministério, a um Poder, a um nível de administração ou a uma classe profissional. É política na medida em que afeta toda a sociedade e esta, enquanto politicamente organizada, só pode enfrentá-la pela ação do Estado”, escreve ele no artigo.
Sem mencionar o presidente Jari Bolsonaro (sem partido) e as devidas crises ocorridas em sua gestão, Mourão afirma que nenhum país no mundo tem a solução eficaz da pandemia, e que o país atingiu o caos mencionando quatro pontos principais para isso, sendo a “polarização” política, a “degradação do conhecimento político”, a “usurpação das prerrogativas do Poder Executivo” e “o prejuízo à imagem do Brasil no exterior decorrente”.
“Para esse mal (a covid-19) nenhum país do mundo tem solução imediata, cada qual procura enfrentá-lo de acordo com a sua realidade. Mas nenhum vem causando tanto mal a si mesmo como o Brasil. Um estrago institucional que já vinha ocorrendo, mas agora atingiu as raias da insensatez, está levando o País ao caos e pode ser resumido em quatro pontos”.
Conteúdo: UOL
Foto: Adnilton Farias / VPR