Parte da bancada federal do Amazonas defende o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por conta dos avanços no novo Coronavirus (Covid-19) no país. O calendário do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prevê a prova presencial nos dias 1º e 8 de novembro e prova digital nos dias 22 e 29 de novembro.
O senador Plínio Valério (PSDB) disse que um grupo de senadores já haviam pedido para adiar o Enem, que não existe condição de realização da prova obedecendo o calendário, que seria muito desigual com os estudantes que não têm acesso à internet.
“Se concretizar realmente o adiamento, seria muito sensato, isso seria a melhor coisa a ser feita pelo Ministério da Educação”, completou o senador.
O deputado federal Marcelo Ramos (PL) encampou uma campanha da Frente Parlamentar Mista de Educação, na Câmara Federal, que pede o adiamento do Enem este ano. Segundo o parlamentar, no Amazonas 61,4% dos estudantes não têm acesso à internet.
“Destes, muitos sequer têm computador, internet ou telefone com pacote de dados em seus domicílios. Neste momento, suas famílias estão com a renda ainda mais comprometida. Realizar o Enem neste momento é injusto”, disse Ramos.
O deputado federal José Ricardo (PT) assinalou que, devido a pandemia da Covid-19, muitos prazos deveriam ser alterados. “Assim como estamos estudando a mudança das eleições, vale, também, para eventos nacionais como o Enem, acredito que poderia postergar, fazer uma mudança, um adiamento do Enem por conta dessa situação que afeta a vida dos brasileiros. Devemos cuidar da vida em primeiro lugar”, ressaltou o parlamentar.
Para o deputado Bosco Saraiva (SD), o adiamento do Enem é uma necessidade em razão da Covid-19, que segundo o parlamentar, forçou o distanciamento e dificultou o acesso às aulas presenciais, além de expor a pouca condição de estudos de milhões de estudantes brasileiros através da internet.
“Ninguém, absolutamente ninguém, está tranquilo em qualquer cidade brasileira e mesmo aquelas ainda não atingidas pela gripe sofrem com os noticiários nacionais. Portanto, é prudente adiar essas provas para que todos possam competir em igualdade de condições”, ressaltou o deputado.
Sem resposta
A reportagem procurou os demais membros da bancada federal do Amazonas, sem sucesso. O senador Eduardo Braga (MDB) não atendeu às ligações telefônicas. Já a assessoria do senador Omar Aziz (PSD) ficou de encaminhar um posicionamento parlamentar sobre a possibilidade de adiamento do Enem.
Os deputados Átila Lins (PP), Delegado Péricles (PSL), Silas Câmara (PRB), Capitão Alberto Neto (PRB) e Sidney Leite (PSD) não responderam aos questionamentos da reportagem.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Agência Brasil/ Marcello Casal Jr