Nesta quinta-feira, 21, a Alemanha pediu aos Estados Unidos que reconsiderem a decisão de se retirar do tratado internacional Open Skies (céus abertos) e solicitou a Rússia a respeitar suas obrigações no acordo.
O ministro alemão do Exterior, Heiko Maas, informou que vai se esforçar para que o governo do presidente Donald Trump reveja sua decisão, destacando que a França, Polônia e Reino Unido repetidamente explicaram aos EUA que as dificuldades de aplicação por Moscou, nos últimos anos, não justificam uma retirada.
Maas ainda informou que o tratado “contribui para a segurança e a paz em quase todo o hemisfério norte” e com a saída americana, ficaria enfraquecido.
Anúncio de saída
Vale ressaltar que Trump anunciou a saída dos EUA do acordo, que permite aos 34 países signatários verificar movimentos militares e a implementação de medidas de controle de armamentos por meio de voos de reconhecimento nos espaços aéreos de todos os signatários.
“Como não o respeitam, nós vamos sair”, afirmou o presidente dos EUA ao acusar a Rússia de violar o tratado.
Este é o 3º acordo internacional do qual Trump decide retirar os EUA, em 2018 houve a saída do tratado sobre o programa nuclear iraniano e o tratado INF sobre os mísseis terrestres de médio alcance, deixado em 2019.
Conteúdo: Poder360
Foto: Agência Lusa/Arquivo/Direitos reservados