setembro 14, 2024 17:27

ELEIÇÃO 2020: PT escolhe neste sábado o seu pré-candidato a prefeito de Manaus

Os 46 diretorianos municipais do Partido dos Trabalhadores do Amazonas (PT-AM) decidem neste sábado, 23, a partir das 14h, por indicação ou em votação virtual, o candidato do partido para disputar a Prefeitura de Manaus nas eleições deste ano.

Apesar de ter três nomes na disputa, a prévia interna se mostra polarizada entre os deputados federal José Ricardo e estadual, Sinésio Campos, mas correndo por fora vem o vereador Sassá da Construção Civil. A expectativa é que o resultado do pleito deve ser divulgado até o final da tarde.

José Ricardo está confiante na disputa e, segundo ele, possui o apoio da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, além de 52 deputados federais e senadores da sigla, que externaram este apoio por intermédio de carta manifesto divulgada nesta sexta-feira, 22.

“A minha expectativa é que eu possa ser escolhido o candidato do PT a prefeito de Manaus. Eu tenho o apoio de boa parte da direção nacional do partido e também de toda a bancada do Senado, ampla maioria dos deputados federais, 52 assinaram o manifesto de apoio, assim como 50 pré-candidatos a vereadores estão me apoiando. Já conversei com boa parte dos diretorianos tentando convencer para também poder nos apoiar”, afirmou.

Zé Ricardo espera, com todo esse apoio, ser o nome de consenso do partido na prévia deste sábado e, dessa forma, evitar a eleição interna. “Por isso é importante esse diálogo que estamos tendo com os ‘diretorianos’ pra convencer que o nosso nome tem grandes perspectivas nessas eleições (majoritária) e portanto,  estamos buscando o apoio deles para essa indicação”, afirmou.

O presidente do diretório municipal, Valdemir Santana, disse à reportagem que o resultado do pleito sai amanhã mesmo e que como presidente vai apenas participar dando o “voto de minerva” caso seja necessário. Ele explicou que primeiro será debatido se existe consenso na escolha de um dos três nomes dos candidatos e  senão houver será decidido no voto.

“Os três estão fazendo campanha. Quem ganhar essa votação é o nosso pré-candidato a prefeito de Manaus e caso um deles ganhe a pré-candidatura e amanhã queira desistir, o segundo colocado automaticamente assume”, explicou.

Questionado pela reportagem do Portal O Poder,  se o manifesto de apoio ao deputado José Ricardo poderia influenciar na votação e que de acordo com os bastidores do PT, Sinésio Campos poderia contar com o apoio da maioria, Santana foi enfático. “Quem decide são os diretorianos. O partido é democrático, mas aí dizer porque tem um manifesto a favor do companheiro José Ricardo isso é normal dentro partido. Você viu o que aconteceu em São Paulo, entre dois candidatos um tinha votos de deputados federais e senadores e o outro não e quem ganhou foi o candidato menos conhecido nacionalmente. Não concordo nem com o companheiro José Ricardo e nem com Sinésio, porque na verdade se quiserem votar no companheiro Sassá. Não é porque o deputado está lá em Alagoas ou em São Paulo, eles não têm direito a voto em Manaus”, disse.

A reportagem entrou em contato com Sinésio Campos e Sassá da Construção, mas até o fechamento desta edição eles não responderam as mensagens enviadas via Whatsapp e nem retornaram as ligações telefônicas.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Montagem

Últimas Notícias

Tadeu vai para coordenação de campanha de David, por causa de desentendimentos

A 22 dias do pleito do dia 6 de outubro, o prefeito de Manaus e candidato a reeleição, David...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!