As sessões presencias híbridas da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) começam a partir da próxima terça-feira, 2 de junho. O anúncio foi feito nesta manhã de quinta-feira, 28 pelo presidente da casa, deputado Josué Neto (PRTB), que confirmou que os testes estão sendo concluídos e na próxima semana os deputados poderão optar entre continuar a participar das sessões virtuais pelas redes sociais ou de forma presencial, no plenário Ruy Araújo na sede do Parlamento estadual.
“Na próxima terça-feira já vamos fazer a nossa primeira reunião de forma híbrida assim como acontece na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, onde o parlamentar pode escolher se vai atuar de dentro de casa ou se vai atuar presencialmente no plenário Ruy Araújo”, informou.
Josué afirmou que houveram dificuldades para adquirir alguns equipamentos eletrônicos para realizar a sessão híbrida, mas o problema foi superado para que as transmissões possam ser realizadas.
“De acordo com as diretorias envolvidas nós estávamos com dificuldades para comprar equipamentos eletrônicos, mas já foi superado por conta de algumas lojas que vendem não estarem abertas. Os testes continuam hoje e amanhã dos servidores para realização disso e com ajuda de Deus e dos nossos técnicos na próxima terça-feira já estaremos atuando de forma hibrida claro que compreendendo as limitações principalmente por conta do protocolo da Covid-19”, disse.
Questionado pelo deputado Cabo Maciel (PL) sobre a presença de quantos assessores poderiam acompanhar os deputados na sessão presencial, Josué disse que o número de pessoas no plenário será limitado, mas que cada parlamentar poderá utilizar um assessor.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação