setembro 7, 2024 19:36

Economia do Chile registra queda de 14,1% em abril pela pandemia

Em comparação ao mesmo mês do ano anterior, a economia chilena apresentou queda de 14,1% em abril em decorrência do impacto da crise de saúde do novo coronavírus sobre os serviços e comércio, segundo o anúncio do Banco Central.

Antes da pandemia, as autoridades estimavam um aumento de 1,1% na economia chilena neste ano, porém, as previsões indicam um desabamento de entre 2,5% e 4% do Produto Interno Bruto (PIB).

Sendo o pior desde o início dos registros no país, o indicador, ultrapassou as projeções do mercado: os cálculos mais pessimistas projetavam queda de até 10% no quarto mês do ano.

O retrocesso é resultado das medidas de restrições aplicadas pelas autoridades para minimizar a disseminação da Covid-19, que no Chile, país de 18 milhões de habitantes, já superou a barreira de 1.000 vítimas fatais e se aproxima dos 100.000 casos.

Segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (Imacec), um indicador que antecipa o cálculo subsequente do PIB, a série sem as variações sazonais caiu 8,7% em relação ao mês anterior e 12,4% em 12 meses.

A paralisação das atividades produtivas e comerciais na capital Santiago antecipam que os dados econômicos de maio serão ainda piores.

 

 

 

 

Conteúdo: AFP

Foto: Getty Images

Últimas Notícias

Com mais de 30 dias de registro, Wanderlan ainda aguarda julgamento

Com mais de 30 dias de registro, o candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda aguarda julgamento pelo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!