fevereiro 22, 2026 11:50

Economia do Chile registra queda de 14,1% em abril pela pandemia

Em comparação ao mesmo mês do ano anterior, a economia chilena apresentou queda de 14,1% em abril em decorrência do impacto da crise de saúde do novo coronavírus sobre os serviços e comércio, segundo o anúncio do Banco Central.

Antes da pandemia, as autoridades estimavam um aumento de 1,1% na economia chilena neste ano, porém, as previsões indicam um desabamento de entre 2,5% e 4% do Produto Interno Bruto (PIB).

Sendo o pior desde o início dos registros no país, o indicador, ultrapassou as projeções do mercado: os cálculos mais pessimistas projetavam queda de até 10% no quarto mês do ano.

O retrocesso é resultado das medidas de restrições aplicadas pelas autoridades para minimizar a disseminação da Covid-19, que no Chile, país de 18 milhões de habitantes, já superou a barreira de 1.000 vítimas fatais e se aproxima dos 100.000 casos.

Segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (Imacec), um indicador que antecipa o cálculo subsequente do PIB, a série sem as variações sazonais caiu 8,7% em relação ao mês anterior e 12,4% em 12 meses.

A paralisação das atividades produtivas e comerciais na capital Santiago antecipam que os dados econômicos de maio serão ainda piores.

 

 

 

 

Conteúdo: AFP

Foto: Getty Images

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!