Passou a tramitar nesta quarta-feira, 3, nas comissões da Câmara Municipal de Manaus (CMM), um indicativo para que o prefeito Arthur Neto (PSDB) transforme o hospital de campanha municipal Gilberto Novaes em unidade fixa do sistema de saúde da capital. O pedido de indicação também sugere que a prefeitura instaure uma ala específica de referência para tratamento e cirurgia de indígenas no município.
De acordo com o autor da proposta, vereador Elias Emanuel (PSDB), a cidade de Manaus possui dentre as capitais brasileiras o maior número de indígenas vivendo em ambiente urbano, o que justifica a necessidade de abertura de ala específica de referência para tratamento de indígenas.
“A possibilidade de se estabelecer uma ala específica para tratamento e realização de procedimentos cirúrgicos para população indígena em uma unidade de saúde municipal, significa a vanguarda do respeito às etnias indígenas residentes na capital da Amazônia além de ser uma forma de prestar o justo e merecido reconhecimento aos povos da floresta”, ressaltou o parlamentar.
Ainda de acordo com o vereador, a iniciativa concilia com um dos maiores objetivos da República Federativa do Brasil, que é a promoção do bem de todos, sem preconceito de raça, sexo, cor, idade, idade e quaisquer outra forma de discriminação.
A proposta de Elias está na Divisão de Apoio ao Plenário (Diap) e aguarda inclusão na Ordem do Dia.
Hospital
Montada em um Centro Municipal de Educação Integrada, no bairro Lago Azul, Zona Norte de Manaus, com mais de 6 mil metros quadrados, que estava pronta para ser inaugurada, a unidade chegou a receber mais de 220 pacientes em 25 dias de funcionamento.
Além dos 130 leitos ativos, o hospital conta com uma sala de tomografia computadorizada para auxiliar no tratamento da doença, bem como no diagnóstico precoce. Além disso, conta com um laboratório de análises clínicas com funcionamento 24 horas.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Semcom