Um “apagão” no sistema de transmissão da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) interrompeu a sessão virtual desta quarta-feira, 10. Depois de duas interrupções na transmissão, o sinal caiu novamente e não tem previsão de retorno. De acordo com nota da assessoria de imprensa do presidente da Aleam, Josué Neto (PRTB), ocorreu um problema técnico que afetou a infraestrutura do data center. A equipe técnica afirma que estavam com apenas 26% da normalidade do sistema tentando transmitir a sessão.
Amanhã, 11, por conta do feriado de Corpus Christi não haverá sessão parlamentar na Aleam.
O deputado Wilker Barreto (Podemos) defendeu a volta das sessões presenciais. Ele foi a favor de que a sessão de hoje possa ser realizada em uma outra data para compensar a interrupção dos trabalhos desta quarta.
“Sou a favor da volta presencial, mas dentro dos critérios de segurança. Eu acredito que o presidente cumpriu essa etapa ao chamar audiência pública e perguntando dos técnicos. Chegamos até o dia 10 e esperar até o dia 30 de junho não haverá nenhum problema. Estou a disposição da sessão compensatória pode ser amanhã vou estar em casa mesmo. Não acredito em teoria da conspiração que no dia da Operação (Operação Apnea do Ministério Público investiga envolvidos na venda de respiradores superfaturados) caiu o sinal. Acredito num problema técnico mesmo”, afirmou.
O deputado Fausto Júnior (PRTB) também se manifestou a favor do retorno das sessões presenciais. “Todos preferimos a sessão presencial, a questão é se isso será autorizado pelas autoridades de saúde. E não por achismos”, disse.
O Portal O Poder entrou em contato com o presidente da Aleam, Josué Neto para saber se a transmissão retornaria hoje, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.
Confira a nota na íntegra
Tivemos um problema técnico que afetou nossa infra do datacenter. Estávamos trabalhando com apenas 26% da normalidade pra ver se conseguíamos levar até o final da sessão.
Porém voltamos a ter problemas. Infelizmente não temos como retornar agora porque precisamos parar todos os serviços pra fazer a manutenção devida. Lamentamos e pedimos desculpa pelo transtorno.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação