Pré-candidato à Prefeitura de Manaus, o ex-deputado estadual David Almeida (Avante), usou as redes sociais do Instagram, nesta segunda-feira, 15, para criticar a extinção da Secretaria Municipal de Esporte por parte da prefeitura. David Almeida que já foi apontado como o nome indicado por Arthur Neto (PSDB) à disputa pelo Executivo municipal, mostrou total descontentamento com a ação do prefeito.
No vídeo, David Almeida disse que a Prefeitura de Manaus está extinguindo ou irá extinguir a Secretaria de Esporte. “Atitude essa na qual eu não concordo. Eu vejo o esporte como uma ferramenta essencial e inclusão social, além de trabalhar como medicina preventiva”, disse o ex-presidente da Assembleia Legislativa.
David Almeida comentou na Live sobre a Lei n° 9615, intitulada como ‘Lei Pelé’, que fala sobre as finalidades do desporto. “Primeiro, se fala sobre o desporto de participação, que nada mais é do que o esporte comunitário. E o segundo, é a massificação, que é o desporto para elevar o atleta a uma universidade ou aula de rendimento”, disse.
Conforme o pré-candidato, essas políticas estão com dificuldades, uma vez que não existe atribuição dos entes federativos. “Por exemplo, na saúde temos o SUS (Sistema Único de Saúde), que faz as delimitações, na educação, existe as atribuições para o Estado e Município. Então, a Lei de incentivo ao esporte, ela delimita essas questões. Nós podemos ver essa falta de sintonia com relação ao esporte, quando observamos a ida dos alunos do ensino médio para o ensino superior, onde a participação no esporte decai”, explicou David Almeida.
De acordo com o ex-presidente da Aleam, nem o Estado nem a prefeitura tem um plano para juventude. “Infelizmente, quando o Estado e o município não aderem a um plano para a juventude, o tráfico faz essa adesão. É o que vemos diariamente no nosso Estado. Por isso, vejo que é possível e necessário recriar essas secretarias de esporte”, ressaltou o ex-deputado.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Reprodução