novembro 25, 2024 07:54

Deputado denuncia constantes ‘apagões’ elétricos em Anamã e Carauari

Os constantes apagões ocorridos nos municípios de Carauari e Anamã, causados pela concessionária Amazonas Energia, foi denunciado na sessão virtual desta quarta-feira, 17, pelo deputado Álvaro Campelo (PP) na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). O parlamentar relembrou que, por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), está prorrogado até o dia 31 de julho o prazo que proíbe o corte no fornecimento de energia durante a pandemia.

De acordo com Álvaro Campelo, ele tem recebido muitas denúncias dos consumidores do interior do Amazonas reclamando dos serviços prestados pela empresa Amazonas Energia.

“Recebi um contato do vereador Airton Siqueira, que é do município de Carauari, falando da situação da estação de energia que hoje não oferece a mínima segurança para a população. De acordo com o vereador a estação está em estado precário e a qualquer momento o município pode ficar sem energia elétrica. Os apagões são constantes e, no último sábado, Carauari passou quatro horas sem energia elétrica”, denunciou.

Campelo disse ainda que os constantes “apagões” vem prejudicando os comerciantes, as unidades básicas de saúde, além do fornecimento de água na cidade, causado pela falta de energia para acionar as bombas que abastecem os reservatórios de água da cidade.

“É uma via crúcis para o consumidor quando tem esse aparelho danificado (pela queda de energia). Se é difícil para quem mora em Manaus quando tem algum aparelho queimado pra poder ser ressarcido pela empresa que dirá quem mora no interior.”, disparou.

Anamã também sofre

O deputado Progressista também citou o município de Anamã que também está sendo prejudicado pelas interrupções do fornecimento de energia na zona rural prejudicando os produtores que, segundo ele, também não estão tendo direito a desconto de 40% no consumo de energia previstos na Resolução 800/2017 da Aneel.

“Recebi a informação que em Anamã os apagões nesse município também são muito parecidos chegando até dias sem energia nas comunidades rurais mais distantes. Muitos produtores têm direito a 40% de desconto no consumo por uma resolução que beneficia os produtores. E de acordo com a advogada Iamile Viana que mora no município esse beneficio não tem sido concedido a essas pessoas. Estou pedindo providências a Amazonas Energia em relação a esses municípios”, adiantou.

Concessionária se defende

A reportagem de O Poder entrou em contato com a assessoria de imprensa da Amazonas Energia que confirmou que as famílias de baixa renda, incluindo indígenas, quilombolas e produtores rurais, têm direito a descontos na conta de energia elétrica. Porém, até o fechamento desta edição as respostas em relação aos apagões em Carauari e Anamã não foram respondidas pela empresa.

Segundo a concessionária, o benefício é válido para famílias cadastradas no Cadastro Único ou com idosos e deficientes que recebem o Benefício da Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), e produtores rurais com registro no Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

A empresa informou que para ter acesso ao benefício, é preciso comparecer a uma das unidades da Amazonas Energia, e a empresa também realiza, eventualmente, mutirões de cadastro.

Mas por causa do período de pandemia os serviços estão direcionados para atendimento por telefone (0800 701 3001), se a comunidade tiver os documentos organizados pode enviar os mesmos por e-mail para o setor responsável ([email protected] e [email protected]).

DOCUMENTOS PARA CADASTRO NA TARIFA RURAL

+ RG;

+ CPF;

+ Carteira ou declaração de produtor rural do IDAM, sindicatos ou cooperativas rurais;

+Fatura de energia (que também tem o comprovante de residência);

+Telefone para contato.

DOCUMENTOS PARA CADASTRO NA TARIFA SOCIAL

+ RG;

+ CPF;

+ Número do NIS (o mesmo do bolsa família, caso receba) ou número do BPC que consta no seu cartão;

+ Fatura de energia (que também tem o comprovante de residência);

+ Telefone para contato.

 

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Seminf renova contrato milionário com empresários presos pela PF

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) renovou, por meio de um termo aditivo, o contrato de R$ 14,6 milhões...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!