Com 5% da preferência dos entrevistados na pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Manaus divulgada pelo Instituto Pontual em março deste ano, o deputado federal e pré-candidato a prefeito de Manaus, capitão Alberto Neto (Republicanos) não cogita ser vice em nenhuma chapa. A declaração ocorre após informações de bastidores sobre uma aproximação de Neto com a ex-secretária da Sejusc, Caroline Braz (PSC).
Caroline Braz pediu exoneração da secretaria no dia 3 de junho, no prazo limite de desincompatibilização para agentes públicos que exerçam cargos de secretários de Estado e que pleitem disputar a eleição majoritária. De acordo com a Lei Complementar 64/90, o secretário de Estado que deseja disputar o cargo de prefeito ou vice-prefeito deve deixar o cargo quatro meses antes das eleições.
Alberto Neto afirmou ao O Poder que não houve nenhuma conversa com Caroline ou com o partido dela, o PSC, para a composição de chapa majoritária. “Nessa pandemia eu parei as negociações de prefeitura, de campanha, nós nos voltamos para o combate ao coronavírus”, disse.
Somente nos últimos dias, disse o pré-candidato, é que voltou a pensar na pré-campanha e, adiantou, que vai se reunir com vários candidatos de direita para alinhar uma possível parceria. “Hoje vou conversar com todos os candidatos a vereador do Republicanos. Hoje que praticamente estamos retomando essa questão de pré-campanha, estava tudo realmente parado. Então, não teve nenhuma conversa com nenhum político”, afirmou.
Apesar das conversas que terá com outros políticos, Alberto Neto crava que não será candidato a vice de ninguém. “Não considero ser vice de ninguém. Se for para ser vice, eu prefiro continuar meu trabalho como deputado federal e realizando um bom trabalho aqui defendendo o Estado do Amazonas”, adianta.
Sobre um possível apoio do presidente Jair Bolsonaro, já que na última quarta-feira, 18, o ex-superintendente da Suframa, coronel Alfredo Menezes, lançou pré-candidatura pelo Patriotas e faz questão de mostrar proximidade com o presidente para garantir votos, Neto relembrou um declaração do presidente, quando esteve em Manaus recentemente, que não vai se envolver em campanhas no primeiro turno.
“O compromisso do presidente é de não se envolver nas campanhas de primeiro turno. Quando ele foi a Manaus, ele conversou isso comigo, mas tem grande chance de se envolver no segundo turno se for contra o PT ou com alguém de oposição”, revelou.
Álik Menezes, para O Poder
Foto: Arquivo/O Poder