novembro 23, 2024 10:35

Sem candidato à reeleição, disputa pela Prefeitura de Manaus deve ter recorde de concorrentes

Sem candidato à reeleição, a disputa pela Prefeitura de Manaus deverá ser a mais acirrada dos últimos pleitos. Caso os nomes de pré-candidatos se concretizem na disputa eleições, o volume de candidatos será mais que o dobro das últimas duas eleições de 2012 e 2016, quando tiveram nove candidatos cada e, quando Arthur Neto (PSDB) se consagrou prefeito da capital.

Entre os nomes que já são dados como certos à disputa majoritária municipal se destacam o do ex-governador Amazonino Mendes (Podemos); do ex-deputado estadual David Almeida (Avante); dos deputados federais Alberto Neto (Republicanos) e José Ricardo (PT); do deputado estadual Josué Neto (PRTB); do vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (DEM); do ex-superintendente da Suframa, Alfredo Menezes (Patriotas); do empresário Romero Reis (Novo); do advogado Marcelo Amil (PCdoB); e do vereador Chico Preto (DC).

Dos nomes especulados para o pleito, mas ainda não oficializados, aparecem o do deputado estadual Serafim Corrêa (PSB); do ex-deputado federal Alfredo Nascimento (PL); da ex-deputada Conceição Sampaio (PSDB); do deputado federal Delegado Pablo (PSL); da ex-secretária de Justiça, Carol Braz (PSC); do ex-secretário de Educação, Luiz Castro (Rede); do ex-deputado federal Hissa Abrahão (PDT); do deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD); do ex-vice-governador, Henrique Oliveira (Pros); do deputado federal, Bosco Saraiva (SD); e do deputado estadual Saullo Vianna (PTB).

Em 2012, a disputa pela prefeitura de Manaus teve além de Arthur Neto (PSDB), os candidatos Henrique Oliveira, Hebert Amazonas (PSTU), Jeronimo Maranhão, Luiz Navarro (PCB), Pauderney (DEM), Sabino Castelo Branco (PTB), Serafim Corrêa e Vanessa Grazziotin (PCdoB).

Já em 2016, Arthur Neto concorreu a reeleição contra os candidatos Marcelo Ramos (PL), Silas Câmara (Republicanos), José Ricardo, Serafim Corrêa, Hissa Abrahão, Luiz Castro, Henrique Oliveira e Professor Queiroz (Psol).

Alianças partidárias

Nos bastidores, se especulava uma dobradinha entre o deputado federal Alberto Neto e a ex-secretária da Sejusc, Carol Braz, mas, de pronto, Alberto Beto já ressaltou que não será vice de ninguém, resta saber se Carol Braz tem o mesmo pensamento. O certo que muito se fala que a aposta do PSC será entre os dois nomes.

David descarta aliança com MDB

Outra especulação que se levantou durante a semana, é a dobradinha do Avante e o MDB. Informações repassadas ao O Poder, davam conta de que o ex-deputado David Almeida estaria conversando com o senador Eduardo Braga e o resultado da conversa seria que David teria como vice a deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB). Tanto David, com o senador Eduardo Braga negaram qualquer conversa. David completou: “Andamos em lados opostos”.

Sobre o pleito municipal, David Almeida disse, ainda, que o partido está conversando com várias siglas e deverá levar bons nomes para a disputa proporcional em Manaus e no interior, além de 12 candidatos a prefeitos em cidades do Amazonas.

‘Nada definido’

Também em relação ao pleito, o secretário-geral do MDB, Miguel Capobiango disse que o partido está conversando sobre as composições em Manaus, mas, que deve sair com uma chapa completa de vereadores em Manaus, além de 37 candidaturas a prefeitos no interior do Estado. “Ainda não existe nada definido, tudo pode mudar, todos os partidos estão conversando e avaliando nomes para disputa do pleito”, disse.

Sem definição oficial, o nome da ex-deputada federal Conceição Sampaio é indicada como potencial para a disputa da Prefeitura de Manaus. No último dia 4 de junho, Conceição Sampaio deixo a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) para não perder o prazo de desincompatibilização.

Em relação a preparação do partido para o pleito deste ano, o secretário-geral do partido, Mário Barros, disse que a sigla terá varias candidaturas próprias no interior do Estado. “Em Manaus ainda não temos definição, tudo depende do prefeito de Manaus Arthur Neto. Mas, em potencial, temos o nome da ex-secretária Conceição Sampaio”, disse.

Amazonino no páreo

Em primeiro lugar nas pesquisas, Amazonino Mendes é tido como certo para disputar a cadeira de Manaus, segundo informou o presidente do diretório regional do Podemos, deputado estadual Wilker Barreto.

“Nosso pré-candidato já está definido, e sobre alianças, só falaremos mais a frente, o certo é que faremos entre 3 a 4 vereadores em Manaus e teremos 10 candidatos disputando prefeituras no interior do Estado”, ressaltou.

Outro nome já definido é do vereador Chico Preto, que vem disputar a Prefeitura de Manaus pelo DC, levantando a bandeira do conservadorismo e em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (Sem partido).

O presidente do Diretório Regional do DC, Sirlan Cohen disse que Manaus terá uma chapa completa de vereadores, inclusive, com nomes de mulheres superior ao que preconiza a Lei Eleitoral. “Ainda estamos fazendo uma triagem, o certo é que temos bons nomes para disputa de vagas na Câmara Municipal de Manaus (CMM). No interior, temos candidaturas majoritárias e buscamos, ao menos, eleger 20 vereadores do interior, sem contar que teremos 30 candidaturas de prefeitos ou vice também no interior”, disse.

O presidente do diretório regional do PDT, Hisse Abrahão, disse que o partido voltou a conversar e articular internamente o melhor nome para entrar na disputa da Prefeitura de Manaus. “A conserva voltou a se intensificar, não apensas internamente, mas, também, com outros partidos. O que já tem definido é que teremos uma chapa completa de proporcionais em Manaus e entre 12 e 15 candidaturas de prefeitos no interior do Estado, além de nomes de vices”, adiantou.

O Congresso Nacional deve definir nesta semana as novas datas das eleições municipais deste ano, que deve ficar em 15 de novembro, o primeiro turno e, 29 do mesmo mês, o segundo turno eleitoral.

 

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!