O Republicanos, partido comandado pelo deputado federal Silas Câmara, o PT, comandado pelo deputado estadual Sinésio Campos e o PCdoB, comandado pela ex-senadora Vanessa Grazziotin, lideram em números de eleitores filiados no Estado do Amazonas, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com 21,1 mil eleitores filiados, o Republicanos lidera entre os demais partidos. A sigla tem como pré-candidato à Prefeitura de Manaus, o deputado federal capitão Alberto Neto, que aparece em terceiro lugar, com 5,9% das intenções de votos, conforme pesquisa do Instituto Pontual.
Com o também deputado federal José Ricardo pré-candidato a prefeito de Manaus, o PT acumulou até junho deste ano, conforme dados do TSE, um total de 20,4 mil eleitores filiados. Na pesquisa da Pontual, Zé Ricardo perdeu duas colocações e passou a ocupar a quinta colocação, com 4,0%.
O terceiro lugar com maior número de filiados é o PCdoB, da ex-senadora Vanessa Grazziotin, que tem um total de 19,7 mil inscritos. O partido deverá compor uma chapa puro sangue para a disputa eleitoral, com os nomes do advogado Marcelo Amil e o ex-deputado Francisco Balieiro.
PSC na quarta posição
O partido do governador Wilson Lima, o PSC, que tem como pré-candidata à Prefeitura de Manaus a ex-secretária de Justiça, Caroline Braz, ocupou a quarta colocação entre os partidos com maior números de eleitores filiados, com um total de 16,8 mil.
Na quinta posição entre os partidos com maior número de filiados está o MDB, com um total de 16 mil. Comandando no Amazonas pelo senador Eduardo Braga, o partido ainda não definiu sobre a possibilidade de disputar o cargo majoritário em Manaus nas eleições deste ano.
O PSDB, dirigido pelo prefeito Arthur Neto, passou a ocupar a sexta posição entre os partidos com maior número de filiados, com 13,3 mil. A legenda ainda não decidiu se irá disputar o cargo do majoritário no Amazonas ou caminhará com outra sigla nas eleições deste ano.
‘Podemos’ aparece
Apostando na pré-candidatura de Amazonino Mendes para a Prefeitura de Manaus, o Podemos alcançou o sétimo lugar, com 12,1 mil eleitores filiados, segundo o TCE. Amazonino Mendes aparece na pesquisa Pontual com favoritismo na disputa do pleito, com 29,9% das intenções de votos.
Na sequência, vem o PL do ex-deputado federal Alfredo Nascimento, com 11,7 mil eleitores filiados, seguido pelo PTB, que é comandado no Amazonas pelo vice-governador do Estado Carlos Almeida. O partido conseguiu filiar 11,2 mil pessoas.
‘Números não representam bons resultados’
O advogado e cientista político Carlos Santiago explicou que nem sempre o maior número de filiados partidários significa boas votações ou bons desempenhos eleitorais. “Até pelo fato, muitos partidos políticos existem, tão somente, a forma cartorial, no papel, não há atividade orgânica, partidária nenhuma antes do período eleitoral”, destacou o especialista.
Ele explicou que os partidos que hoje possuem o maior número de filiados no Amazonas, não significa que são partidos de grande representatividade política no Estado. “Por exemplo, o partido Republicanos, em número de prefeitos, vereadores, deputados e representante no Congresso Nacional é muito pequeno”, observou.
Carlos Santiago lembrou que o próprio partido Republicanos, com grande número de filados, responde na Justiça Eleitoral por não conseguir montar uma chapa de vereadores com um percentual mínimo de mulheres.
“Você também tem o Partido dos Trabalhadores que tem apenas um representante na Câmara Municipal de Manaus (CMM), sendo o segundo partido em número de filiados e o PCdoB, um partido histórico, de militância social, mas, sequer tem mais de um representante na Câmara, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), ou no Congresso Nacional”, destacou o cientista político.
Confira os números de filiados:
|
Confira a lista completa também aqui
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Divulgação