Levantando a bandeira de levar cultura aos bairros da cidade, dois conhecidos palhaços da cidade da capital amazonense lançaram pré-candidatura e almejam uma cadeira na Câmara Municipal de Manaus.
Apesar de admirar o humorista Tiririca, que foi o deputado federal mais votado no país nas eleições de 2010, com 1.348.295 votos e reeleito em 2014 com mais de 1 milhão de votos, o pré-candidato a vereador pelo PSB Raimundo Nonato, que ganhou fama nos últimos 30 anos como Palhaço Lero-Lero, afirma que política é coisa séria.
Lero-Lero conta que a ideia de seguir carreira na política em 2014 surgiu após destaque no trabalho que desenvolvia à frente da Associação dos Artistas Circenses do Amazonas, onde desenvolveu o projeto Circo na Praça. “Isso levantou muito nossa bandeira, em 2014 eu fui convidado para sair candidato pelo PSDC, onde tive 811 votos e aí foi aparecendo convites para sair candidato em outros partidos. Hoje sou filiado ao PSB”, informou.
O palhaço diz que, se eleito, vai defender a bandeira da cultura e da educação. “Se Deus nos permitir e formos eleitos, vou lutar por essa causa para levar para os espaços públicos com projetos de leis que levem alegria e também ideias como a criação de escola de circo”, adiantou.
O pré-candidato descarta ser eleito como forma de protesto contra o atual cenário político do país, como foi apontada a vitória de Tiririca. “Eu acredito que vou ser eleito pelo estilo Tiririca, não pela brincadeira como o Tiririca, mas eu trato a política de forma séria. Tenho projetos para levar nossa cultura. Eu não quero ser eleito como forma de protesto, mas, sim, pelo trabalho que tenho feito a frente da nossa associação”, disse.
‘Ajudar o próximo’
Com 25 anos de carreira, outro que já anunciou ser pré-candidato a vereador pelo Patriota é Alexandre Tufi, o Palhaço Caroço.
Tufi disse, em entrevista ao O Poder, que a ideia de se candidatar começou por meio dos seus trabalhos sociais eclesiásticos “a fim de ajudar o próximo e as pessoas menos favorecidas”.
Filiado ao Patriotas, Tufi afirma que tem 51 propostas como projetos para a valorização dos idosos, inclusão social, primeiro emprego para jovens, mobilidade urbana, saúde pública, esporte e lazer. “Temos parcerias com associações em geral que tem um projeto, porém os mesmos não são atendidos queremos dar visibilidade a esses projetos comunitários”, disse.
O pré-candidato afirma que é um defensor dos direitos infantis. “O palhaço caroço, defensor dos direitos infantis e da sociedade em geral, acredito que é hora de mudar. Sou manauara, conheço minha gente, sei o quanto muitos estão na margem da sociedade abandonados pelo poder público. O palhaço caroço vem para acabar a palhaçada”, afirmou.
Sobre a possibilidade de o deputado Tiririca ser uma referência, Caroço afirma que não. “Realmente vi a necessidade das pessoas e acredito que posso mudar essa realidade, usando a figura do palhaço para ajudar e promover qualidade de vida e benefícios coletivos para a nossa sociedade”, finaliza.
Álik Menezes, para O Poder
Foto: Divulgação