Nesta sexta-feira, 24, a China ordenou aos Estados Unidos que fechem seu consulado na cidade de Chengdu, a medida é feita em resposta à exigência feita por Washington nesta semana para que a China feche seu consulado de Houston.
De acordo com o editor do jornal Global Times no Twitter, consulado tem 72 horas para fechar, ou até as 10h de segunda-feira.
“A medida dos EUA violou seriamente a lei internacional, as normas básicas das relações internacionais e os termos da Convenção Consular China-EUA. Ela prejudicou gravemente as relações China-EUA”, disse o Ministério das Relações Exteriores chinês em um comunicado.
“O Ministério das Relações Exteriores da China informou a embaixada dos EUA na China de sua decisão de retirar seu consentimento para o estabelecimento e a operação do Consulado-Geral dos EUA em Chengdu”, acrescentou.
O Departamento de Estado norte-americano e a embaixada dos EUA em Pequim não responderam de imediato a um pedido de comentário.
O porta-voz da chancelaria chinesa, Wang Wenbin, informou que parte dos funcionários do consulado de Chengdu está fazendo atividades que “não se alinham com suas identidades”, prejudicando os interesses de segurança da China, mas não forneceu mais detalhes sobre o assunto.
Conteúdo: Reuters
Foto: Reuters