fevereiro 23, 2025 16:43

ELEIÇÃO 2020: Depois do Psol, PT busca formar bloco de esquerda com PSB, PCdoB e Rede

O Partido dos Trabalhadores em Manaus fechou aliança política com o Psol e já articula formar um bloco com partidos mais alinhados à esquerda em torno de uma candidatura majoritária rumo à Prefeitura de Manaus. Entre as siglas, o PT vem conversando com o PCdoB, Rede e PSB.

Pré-candidato a prefeito pelo PT, o deputado federal José Ricardo confirmou que vem mantendo diálogo com o PSB com o intuito de construir uma aliança, assim como o Psol a Rede e o PCdoB. “Uma frente mais ampla de esquerda que possa enfrentar os candidatos do grupo político que ele destacou que está a 40 anos no Amazonas”, disse.

Procurado pela reportagem, o presidente do diretório regional do PT, deputado estadual Sinésio Campos, disse que vem acompanhando estas movimentações, mas preferiu não opinar a respeito.

Conversa em nível nacional

O presidente do diretório estadual do PSB, vereador Marcelo Serafim, disse ao Portal O Poder que a prioridade do partido é a chapa de vereadores e que a conversa e possível aliança com o PT não tem direcionamento para indicação do vice.

Já o presidente de honra do partido, deputado estadual Serafim Correa, disse que o assunto está sendo conduzido em nível nacional.

Chapa indefinida

O presidente do diretório municipal do Psol e pré-candidato à Prefeitura de Manaus, Jonas Araújo, confirmou que o partido está conversando com o PT para fazer um bloco de esquerda que possa ser viável para as eleições deste ano. No entanto, ele afirmou que ainda não existe definições sobre compor a chapa do PT.

“Só não fechamos ainda como será a chapa. Fechamos a construção do programa de governo em conjunto e também do programa eleitoral, assim como as conversas com os demais partidos que poderão compor o bloco que vamos construir”, destacou.

Jonas Araújo disse, ainda, que em relação à composição da chapa, um debate ocorrerá mais a frente. “Ainda sou pré-candidato à Prefeitura de Manaus, dependendo do que vamos construir nesse bloco, esse debate vai ocorrer mais a frente. Por enquanto, é necessário fortalecer o partido e ver o que é mais viável para a cidade de Manaus”, ressaltou o presidente municipal do Psol.

Proporcionais

Sobre a articulação política do partido para disputa dos cargos proporcionais, Jonas Araújo disse que o Psol ainda não tem uma chapa completa, que a legenda está avaliando nomes.

“O desafio é gigantesco, até pelo fato de termos pouco tempo de TV. No entanto, teremos candidaturas de professores, de representantes de movimentos sindicalistas, entre outros”, adiantou.

Partido no interior

Em relação a participação do Psol no interior do Estado, Jonas Araújo disse que o partido terá candidaturas próprias em Santa Isabel do Rio Negro e Iranduba e que existe a negociação em Itacoatiara e também em Manaus. “Tudo vai depender das movimentações da próxima semana”, completou.

Sem resposta

O Poder entrou em contato com a ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), para comentar sobre as conversas com o PT e a construção de um bloco de esquerda na disputa das eleições deste ano, sem sucesso.

 

 

 

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Semasc intensifica ações para combater uso de crianças pedindo dinheiro nos semáforos de Manaus

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou uma grande ação, nesta sexta-feira, 21, em seis...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!