outubro 18, 2024 04:31

Instituto Pontual prepara primeira pesquisa eleitoral deste segundo semestre

Nos próximos dias, o Instituto Pontual vai publicar a primeira pesquisa eleitoral do segundo semestre para prefeito de Manaus, justamente faltando três meses da eleição municipal. De acordo com o diretor da empresa, Eric Barbosa, serão testados 13 nomes na pesquisa de intenção de voto, em sondagens espontânea e estimulada, além de coletar informações para a vaga de vice-prefeito e, testar cenários para o segundo turno eleitoral.

A pesquisa iniciou nesta sexta-feira, 31, e os pesquisadores do Instituto Pontual vão percorrer as seis zonas da cidade e ouvir 1.066 eleitores.

“Essa pesquisa, três meses antes da eleição, é de extrema importância e um termômetro para nortear a tomada de decisões dos pré-candidatos que almejam a Prefeitura de Manaus, como também composições e alianças”, enfatiza Eric.

Dos 13 nomes que serão testados na pesquisa eleitoral, Eric Barbosa ressalta que apenas uma mulher pré-candidata aparecerá nesta edição. Trata-se da delegada licenciada da Polícia Civil, Débora Mafra, que, inclusive apareceu por primeira vez na Pesquisa Pontual divulgada em junho deste ano, com 2,3% das intenções de voto.

Eric Barbosa, proprietário do Instituto Pontual

Os prefeituráveis que estarão na primeira Pesquisa Pontual deste segundo semestre são: Amazonino Mendes (Podemos), Alfredo Nascimento (PL), Alberto Neto (Republicanos), David Almeida (Avante), Débora Mafra (PSC), Hissa Abrahão (PDT), Jonas Araújo (Psol), José Ricardo (PT), Josué Neto (PRTB), Marcos Rotta (DEM), Ricardo Nicolau (PSD), Romero Reis (Novo) e Serafim Corrêa (PSB).

Ascensão

Essa vai ser a terceira pesquisa Pontual de intenção de voto para prefeito de Manaus deste ano e, conforme estudos da empresa, mostra uma volatilidade dos nomes que aparecem na pesquisa.

No primeiro semestre de 2019, por exemplo, quando a Pontual divulgou alguns cenários, a eleição se mostrava polarizada entre os pré-candidatos David Almeida e José Ricardo, líderes e favoritos das sondagens.

No entanto, este cenário começou a se modificar no segundo semestre de 2019, quando o nome do ex-governador Amazonino passou a aparecer nas sondagens, finalizando o ano na frente de David Almeida.

O ano de 2020 chegou e, já nas duas primeiras pesquisas da Pontual deste primeiro semestre já revela um cenário de favoritismo de Amazonino, inclusive, com ampla diferença na liderança nas pesquisas eleitorais.

Esta edição da Pesquisa Pontual foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e deve ser divulgada ainda na primeira quinzena deste mês.

 

 

 

 

 

Valéria Costa, para O Poder

Foto: Divulgação/Pontual

Últimas Notícias

Caio André e vereadores de oposição manifestam apoio para Alberto Neto

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Caio André (União Brasil), nesta quinta-feira, 17, juntamente com os vereadores...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!