A não inclusão de um parlamentar da região amazônica no grupo que vai discutir a ‘Pauta Verde’ na Câmara dos Deputados por parte do presidente da casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), gerou um mal-estar entre a bancada federal do Amazonas e a mesa diretora da casa legislativa e, por tabela, uma pressão para que se mudasse esse quadro.
Em entrevista ao O Poder, o deputado Marcelo Ramos (PL) revelou que conversou com o presidente da Câmara e ele se comprometeu em incluir um deputado de Amazonas no grupo. O parlamentar disse que sugeriu que o nome indicado para essa tarefa fosse do deputado Bosco Saraiva (SD).
Procurado pela reportagem, Bosco Saraiva disse que recebeu a informação de que o colega Marcelo Ramos já havia acionado o presidente da Câmara. “Acho correto que haja um membro da bancada com assento nesta importante comissão”, acrescentou o parlamentar.
Questionado sobre a indicação de Ramos para assumir a vaga na comissão, Bosco Saraiva disse que ainda não recebeu nenhum comunicado por parte da Câmara dos Deputados.
O deputado delgado Pablo disse que é indispensável a participação de parlamentares do Amazonas na comissão que irá debater a ‘Pauta Verde’. “Acredito na sensibilidade da Câmara dos Deputados para incluir representantes de nossa região – maiores conhecedores do assunto – para integrar esse colegiado”, destacou.
Já o deputado Silas Câmara (Republicanos) disse que os parlamentares do Amazonas estão discutindo a decisão do presidente da Câmara para poder apresentar uma medida que inclua um representante do Amazonas no grupo que discutirá a ‘Pauta Verde’.
O deputado José Ricardo (PT) disse que tem o entendimento que para essa discussão ambiental é interessante ter um parlamentar da região Amazônica. “Até pelo fato de a região Amazônica ser a mais cobiçada, onde tem a maior cobertura florestal, onde tem mais desmatamentos, onde tem mais queimadas, onde tem mais áreas indígenas e reservas minerais”, ressaltou.
José Ricardo disse, ainda, que tem que ser questionado o perfil da comissão. “Vai ser composta por parlamentares que acham que tem que derrubar a mata para explorar minérios, expansão do agronegócio, ou de parlamentares que tem uma visão diferente desenvolvimento? Também, não é qualquer parlamentar, pois, no Amazonas tem diversos parlamentares que falam da questão Amazônica, mas, acham que os índios atrapalham, que tem terras de mais, acham que deve existir a mineração e apoiam as medidas do governo Federal que está desmontando a estrutura de fiscalização ambiental”, cutucou o deputado.
Sem resposta
Procurados, os deputados Sidney Leite (PSD), Capitão Alberto Neto (Republicanos) e Átila Lins (Progressistas), não responderam aos questionamentos até o fechamento desta matéria.
O Poder também acionou, por meio de sua assessoria, se o presidente da Câmara iria modificar o grupo escolhido para tratar da ‘Pauta Verde’, mas, sem sucesso.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Agência Câmara