outubro 6, 2025 09:42

Morte de militares em emboscada em Nova Olinda do Norte repercute na Aleam

A morte dos policiais militares integrantes do Batalhão Ambiental e da Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar (PM), Manoel Vagner Silva Souza e o cabo Márcio Carlos de Souza, durante uma emboscada ocorrida no início da noite desta segunda-feira, dia 3, na zona rural do município de Nova Olinda do Norte (distante a 135 quilômetros de Manaus), repercutiu nesta terça-feira, 4, na sessão híbrida da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) denunciou que os militares cumpriam uma missão sem planejamento no rio Abacaxis quando foram mortos e que o envio dos policiais à região, dominada por “piratas” e o tráfico de drogas, aconteceu depois que um grupo de empresários ser ameaçado na região.

“Eles estavam em uma missão, sem planejamento. E só aconteceu porque um grupo de empresários, há mais ou menos duas semanas, esteve naquela área e foi ameaçado. E por conta disso, pela amizade quem tem no meio político talvez com o secretário de segurança, foi passada essa missão para esses honrados policiais estarem lá. Foi uma equipe pequena para fazer o levantamento”, denunciou.

Péricles criticou ainda a falha do sistema de segurança no setor de inteligência e acrescentou que aquela área é de alto risco em que ribeirinhos constantemente são ameaçados. Ele, que é da área de segurança, também já foi vítima de um atentado no exercício da profissão.

Rota do tráfico

A vice-presidente da Aleam, deputada Alessandra Campêlo (MDB), também se manifestou durante o pequeno expediente em solidariedade aos dois militares mortos na emboscada e pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas.

“Ali é uma área que é uma nova rota do tráfico de drogas, assim como há também o grande cometimento de crimes ambientais. A notícia que nós temos é que dois policiais faleceram, dois ficaram feridos, um deles de forma grave e que também bandidos foram alvejados. Temos certeza que a resposta do Estado será a altura desse crime bárbaro. Dois policiais no exercício da sua profissão de defender a população e combater o crime foram alvejados”, concluiu.

O Portal O Poder entrou em contato via e-mail com a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública (SSP) para repercutir as acusações de Péricles a respeito do atentado aos policiais militares, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.

 

 

 

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Prefeita de Manacapuru mira aliados ao culpar gestões passadas por bloqueio de contas

Um discurso polêmico da prefeita de Manacapuru, Valcileia Maciel (MDB), responsabilizou aliados políticos por bloqueios judiciais que a prefeitura...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!