setembro 7, 2024 19:34

Reabertura das escolas deve ser a maior prioridade dos países para evitar catástrofe, alerta ONU

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o planeta está enfrentando uma “catástrofe de toda uma geração” em decorrência do fechamento de escolas diante da pandemia do novo coronavírus.

Além disso, a entidade ainda sugere que o retorno das aulas deve ser colado em grande possibilidade.

Segundo o secretário-geral da entidade, Antonio Guterres, mais de um bilhão de alunos ficaram prejudicados em razão da quarentena, sendo que 40 milhões estão longe da escola durante o período crítico de aprendizado, o de pré-escola.

Guterres alertou para as possíveis consequências que envolvem a permanência do fechamento das escolas, sendo os principais problemas de nutrição, igualdade de gênero e em caso de alguns países, o aumento de casamento com crianças.

“Já enfrentávamos uma crise de ensino anterior à pandemia. Agora, estamos diante de uma catástrofe de toda uma geração que pode desperdiçar potencial humano e levar a décadas de atraso, exacerbando a desigualdade”, explicou.

Vale ressaltar que a ONU lançou a campanha chamada “Salve Nosso Futuro” (Save The Future) que possui o objetivo de incentivar a abertura das escolas e informar que a medida deve ser prioridade nas decisões econômicas dos países.

“Estamos em um momento crucial para as crianças e jovens do mundo. As decisões dos governos precisam pensar no impacto para milhões de jovens e no desenvolvimento de seus países para as próximas décadas. Temos a oportunidade de uma geração para repensar nossa educação e podemos usar este momento para desenvolver um ensino de maior qualidade”, avalia o secretário-geral.

 

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdo: UOL

Foto: REUTERS/ Stephane Mahe

Últimas Notícias

Com mais de 30 dias de registro, Wanderlan ainda aguarda julgamento

Com mais de 30 dias de registro, o candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda aguarda julgamento pelo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!