Nove anos após o concurso da Polícia Militar, 323 aprovados no certame são convocados pelo governo do Estado. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira, 5, quando o governador Wilson Lima (PSC) assinou a convocação dos aprovados, que passarão pelo curso de formação de soldados e, após o treinamento, vão atuar em unidades operacionais da capital e do interior, para reforçar o policiamento preventivo e ostensivo em todo o Estado.
O governador formalizou, ainda, que todos os 323 convocados já começam a receber pelo Estado a partir de novembro e que, irão participar de um curso de formação que deve durar dez meses, depois desse período eles serão efetivados policiais. “Por um lado, a gente está fazendo justiça com essas pessoas que tanto se dedicaram para passar no concurso público e também a gente reforça o quadro da Polícia Militar”, disse o governador.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, a convocação dos concursados vai ajudar a sanar um déficit histórico no efetivo da PM.
“Toda a contribuição que vier para nós é importante. Eles vão passar por um curso agora, esperamos que todos logrem êxito para que a gente possa colocar mais policiais nas ruas para dar mais segurança para a nossa população”, ressaltou o secretário.
Para o presidente da Associação dos Concursados da PM, Allan Ribeiro, o momento é de comemorar a conquista, após quase dez anos de espera.
“Primeiramente, nós queremos agradecer a Deus e também agradecer ao nosso governo do Estado, que foi, até o presente momento, o único a olhar nossa causa. Estamos aí para somar com todo o efetivo da Polícia Militar e tentar levar um pouco mais de tranquilidade para a população do Amazonas”, declarou.
A cerimônia, realizada na sede do governo do Estado, na Compensa, Zona Oeste da cidade, foi acompanhada pelos deputados estaduais Alessandra Campêlo (MDB), Joana Darc (PL), Adjuto Afonso (PDT) e Cabo Maciel (PL); pelo secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Antony; e pela diretora-geral da Polícia Civil, Emília Ferraz.
Promoções
Wilson Lima também anunciou que o Estado fará a promoção post mortem do 3º sargento Manoel Wagner Silva Souza e do cabo Márcio Carlos de Souza, da Polícia Militar do Amazonas, que morreram na noite da última segunda-feira, 3, durante operação contra o narcotráfico no rio Abacaxis, no município de Nova Olinda do Norte. Os outros dois militares feridos na ação também serão promovidos por bravura.
“Tão logo a legislação nos permita, nós vamos fazer a promoção desses policiais que vieram a óbito na região de Nova Olinda do Norte. O policial militar que venha a óbito no exercício da sua função também tem direito a uma indenização, e fica aqui o compromisso do Estado em dar celeridade nesse processo para que as famílias possam logo receber essas indenizações”, garantiu Wilson Lima.
Da Redação O Poder
Com informações da Secom
Foto: Secom