fevereiro 22, 2026 04:30

Projeto sugere cotas mínimas de candidatos negros nas eleições para o Poder Legislativo

O Projeto de Lei 4041/20, que está em análise na Câmara dos Deputados, prevê que os partidos políticos reservem cotas mínimas para candidaturas de afro-brasileiros nas eleições para o Poder Legislativo, incluindo os pleitos para a Câmara dos Deputados, a Câmara Legislativa, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais.

A proposta é de autoria da deputada Benedita da Silva (PT-RJ), sendo assinada também por outros 33 deputados do PT.

A proposta dispõe que o número de candidaturas de negros deve ser equivalente à proporção de pretos e pardos na população da unidade da Federação, conforme o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O texto também firma os recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (conhecido como Fundo Eleitoral), do Fundo Partidário e do tempo de propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV para as candidaturas de mulheres negras.

Candidaturas femininas

A proposta também acrescenta na Lei Eleitoral a garantia de reserva para as candidaturas femininas de pelo menos 30% do Fundo Especial de Financiamento de Campanha reservado a cada partido e 30% do tempo de propaganda eleitoral gratuita.

Atualmente a reserva é garantida por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2018, porém não consta na legislação.

Os recursos e o tempo de propaganda eleitoral devem ser distribuídos na proporção de 50% para candidaturas de mulheres brancas e 50% para mulheres pretas e pardas, segundo o texto.

A proposta também modifica a Lei dos Partidos para reservar as candidaturas femininas de 30% de recursos da parcela do Fundo Partidário destinada às campanhas políticas, sendo 50% garantido para mulheres pretas e pardas.

 

 

 

 

 

Conteúdo: Agência Câmara de Notícias

Foto: Reprodução/ Câmara dos Deputados 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!