fevereiro 20, 2026 21:08

Em discurso na 2ª Cúpula Presidencial, Bolsonaro nega que Amazônia ‘arde em fogo’

Nesta terça-feira, 11, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), esteve na 2ª Cúpula Presidencial do Pacto de Letícia, com países da região amazônica, e afirmou que estes países possuem a capacidade de preservar seu patrimônio ambiental e disse ainda que a Amazônia “arde em fogo”.

Bolsonaro também assegura que o governo brasileiro age com “empenho” para combater focos de incêndio e desmatamento e alegou que é criticado “de forma injusta”, culpando os governos estrangeiros e a imprensa.

“O fato de que maior parte da floresta amazônica permanece intacta é a comprovação de que nossos Estados são perfeitamente capazes de cuidar desse patrimônio com atenção aos aspectos ambientais, sociais e econômicos”, disse Bolsonaro, que convidou embaixadores e representantes de países a sobrevoarem região entre Manaus e Boa Vista.

“Eles não acharão nenhum foco de incêndio, nem um quarto de hectare desmatado. Que essa floresta é preservada por si só. Até mesmo pela sua pujança, bem como por ser floresta úmida, como em grande parte dos senhores, não pega fogo”, completou.

“Então, essa história que a Amazônia arde em fogo é uma mentira e nós devemos combater isso com números verdadeiros”, assegurou.

O presidente ainda anunciou que em breve deverá ser lançado o fundo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a bioeconomia e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Desmatamento

O levantamento preliminar do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) identificou que o desmatamento da Floresta Amazônica sofreu queda em julho na comparação anual, no entanto, aumentou no acumulado de 12 meses.

Conforme o Inpe, o desmatamento na Floresta Amazônica registrou queda de 26,7% em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado, mas subiu 34,5% no acumulado em 12 meses, se comparado com o mesmo período anterior.

 

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdo: Reuters

Foto: Adriano Machado/Reuters

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!