Nesta quarta-feira, 19, o vice-presidente Hamilton Mourão, declarou que não há exportação ilegal de produtos saindo da Amazônia e ainda contrapôs acusações de que os brasileiros seriam os “vilões da sustentabilidade”. A declaração foi feita durante o Fórum Mundial Amazônia.
“Não existe essa situação de que o Brasil está exportando para o resto do mundo produtos que saem ilegalmente da floresta. Se isso ocorre é numa porcentagem ínfima”, disse o coordenador do Conselho da Amazônia.
Além disso, Mourão negou que os brasileiros sejam “vilões da sustentabilidade”, afirmando que o Brasil entre os países que possuem a matriz energética mais limpa do mundo. E segundo ele, o Brasil tem mais de 60% de sua cobertura preservada, índice esse que sobe para mais de 80% na região amazônica.
Convite à Leonardo
O vice-presidente ainda rebateu o Leonardo Di Caprio, que também é ativista das causas ambientais e fez recentemente críticas políticas do governo do presidente Jair Bolsonaro na defesa da floresta.
“Eu gostaria de convidar o nosso mais recente crítico, o nosso ator Leonardo Di Caprio, para ir comigo aqui a São Gabriel da Cachoeira para fazermos uma marcha de oito horas pela selva entre o aeroporto de São Gabriel e a estrada de Cucuí. Ele vai aprender em cada socavão que ele tiver que passar que a Amazônia não é uma planície e aí entenderá melhor como funcionam as coisas nessa imensa região”, declarou.
Conteúdo: Reuters
Foto: Isac Nóbrega/Divulgação