Com o objetivo de fortalecer o ecossistema do turismo no Amazonas, segmento que sofreu prejuízo em 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus, o presidente da Comissão de Turismo, Fomento e Negócios da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Felipe Souza (Patriota), apresentou emenda voltada para o setor na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de 2021.
Segundo a Amazonastur, em 2019, mais de 285.304 turistas visitaram o Estado. Dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) dão conta de que o turismo corresponde a 6% do PIB anual do Amazonas. Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, o setor foi um dos que mais sofreu prejuízos. Mas especialistas apontam que no segundo semestre de 2021 o ramo deverá voltar a crescer.
Felipe Souza disse que o Amazonas é a porta de entrada para quem deseja conhecer as maravilhas da Amazônia e a maior bacia hidrográfica do mundo.
“A consciência de que temos uma riqueza dessa dimensão traz também grandes responsabilidades no que tange ao turismo regional. Por isso, a importância de fortalecer ainda mais o ramo, conversando com várias frentes que se correlacionam com ele no Estado”, afirmou.
De acordo com o texto do projeto, o segmento turístico no Estado precisa oportunizar geração de emprego e renda, além de crescimento da economia, através da conexão entre tempo, espaço, tecnologia, economia, comunicação, ideologia, imaginário, hospitalidade, diversão, entre muitas outras áreas que envolvem o setor.
O projeto da LDO foi aprovado na semana passada na Assembleia Legislativa e vai nortear a proposta de Lei Orçamentária Anual de 2021.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação