novembro 22, 2024 06:42

Primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, renuncia por problemas de saúde 

Nesta sexta-feira, 28, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, de 65 anos, premiê que mais tempo ficou no cargo na história do país, de 8 anos, anunciou sua renúncia por problemas de saúde. Abe luta contra uma colite ulcerosa há anos.

“Não posso continuar como primeiro-ministro se não tenho a confiança de que posso cumprir com as funções que me foram confiadas pelo povo”, disse em entrevista coletiva em que anunciou sua renúncia.

Ainda em seu discurso, Abe informou que buscou uma maneira de evitar um vácuo político no país durante o enfrentamento do Japão com a pandemia do novo coronavírus.

“Peço desculpas do fundo do meu coração por, apesar de todo o apoio do povo japonês, estar deixando o cargo com um ano inteiro faltando para o fim do meu mandato”, disse emocionado.

Essa já é a segunda vez que Abe renuncia ao cargos de primeiro-ministro por causa de problemas de saúde.

Corrida 

Após o anúncio da renúncia de Abe, uma corrida pela liderança do governista Partido Liberal Democrata (PLD) —provavelmente em entre duas a três semanas— e o vencedor deve ser formalmente eleito no Parlamento. O novo líder do partido ocupará o posto de premiê pelo restante do mandato atual.

Shigeru Ishiba, ex-ministro da Defesa, e Fumio Kishida, ex-ministro das Relações Exteriores, expressaram interesse no cargo, noticiou a mídia local. Entre outros cujos nomes foram aventados está Yoshihide Suga, secretário-chefe de gabinete e aliado próximo de Abe.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdo: Reuters 

Foto: Akio Kon/Bloomberg

Últimas Notícias

Roberto Cidade propõe que Prefeitura de Manaus crie Comitê Permanente de Crise para monitorar as consequências das mudanças climáticas

Tema cada vez mais debatido mundialmente e que precisa da atenção integral da sociedade, sobretudo do Poder Público, as...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!