A oito dias de realizar a convenção do partido em que vai oficializar sua candidatura a prefeito de Manaus, o pré-candidato David Almeida (Avante) vive dias de tensão e de intensas conversas com vários partidos para fechar alianças e o nome de um vice.
Com um pé no segundo turno, conforme recentes pesquisas eleitorais de intenção de voto, a posição em que David se encontra é delicada, pois em seu encalço estão dois pré-candidatos: os deputados federais capitão Alberto Neto (Republicanos) e José Ricardo (PT).
Diante deste cenário, segundo apurado pelo O Poder, partidos como o Democratas (DEM), o Progressistas (PP) e o Republicanos (PRB) estão cada vez mais ‘afinados’ no discurso para composição nas eleições deste ano em apoio à candidatura de David Almeida. À princípio, conforme bastidores da política, Marcos Rotta (DEM), atual vice-prefeito de Manaus, é o mais cotado para compor como vice de David.
A reportagem apurou que durante a semana passada, David Almeida esteve dialogando com vários nomes, inclusive pré-candidatos, como o próprio Marcos Rotta, que já é considerado como nome mais forte para vice de David nas eleições deste ano, assim como o deputado Alberto Neto e membros do diretório estadual do Progressistas.
No entanto, essa provável ‘dobradinha’ teria que contar com o aval do presidente estadual do DEM, o ex-deputado federal Pauderney Avelino, uma vez que o político é bem próximo ao senador Omar Aziz (PSD), considerado o principal articulador da campanha de Ricardo Nicolau (PSD).
Fontes próximas ao DEM comentaram que é bastante difícil que Avelino permita a aliança de Rotta com David, mas, em dois cenários, o partido iria somar na candidatura de David, diferente do apoio a candidatura de Ricardo Nicolau que não somaria, apenas daria tempo de televisão.
Rotta confirma conversa com David, mas sem definição
Procurado pelo O Poder, Marcos Rotta disse que está conversando com Pauderney Avelino e com ‘praticamente’ todos os candidatos, incluindo David Almeida. “Mas, ainda não há nada definido. Estamos trabalhando”, ressaltou o vice-prefeito de Manaus.
Por meio de sua assessoria, Átila Lins, presidente do diretório estadual do Progressistas, disse que ainda não existe uma definição em relação ao pleito municipal.
Já o ex-deputado David Almeida respondeu que muitas conversas estão acontecendo e que está dialogando com todos em busca do melhor caminho para se tomar. Mas, ressaltou o pré-candidato: ainda não tem definição de vice.
As pesquisas eleitorais realizadas em Manaus mostram David Almeida em segundo lugar e o apoio de partidos com tempo de televisão e fundo partidário poderá fazer todo diferencial para o pré-candidato que buscar fôlego para se manter no segundo turno.
Sem resposta
Procurado pelo O Poder, o deputado federal capitão Alberto Neto não comentou sobre a possibilidade de ser vice de David Almeida.
Na manhã desta quarta-feira, 2, o parlamentar participou de uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), onde recebeu o convite para ser vice-líder do governo na Câmara dos Deputados.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Montagem