O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte no Amazonas (Dnit-AM) autorizou nesta sexta-feira, (4), o funcionamento do porto do município de Borba, que volta a operar recebendo embarcações e passageiros. A noticia foi confirmada pelo deputado estadual Fausto Júnior (PRTB) que intermediou reuniões entre os técnicos do órgãos e representantes da Prefeitura de Borba.
Fausto afirmou ainda que o porto é o principal meio de escoamentos de mercadorias e chegada de produtos em Borba. Também é o local mais usado para o embarque e desembarque de passageiros no município.
“Por conta das dificuldades logísticas no setor rodoviário, sabemos como o porto de Borba é importante para os moradores. Desde que o local foi fechado, não medimos esforços para reabrir o porto e solucionar os problemas apontados pelo Dnit”, afirmou.
Com o fechamento do local, os moradores e visitantes do município eram obrigados a usar portos clandestinos na orla da cidade, sem qualquer tipo de controle na atracação dos barcos ou segurança para os passageiros.
Enquanto o porto estava fechado foram improvisadas escadarias de madeira na encosta de barrancos para as pessoas chegassem aos barcos. “A situação era perigosa e vários acidentes aconteceram nestes barrancos. Felizmente o problema foi resolvido, como era o desejo dos moradores de Borba”, concluiu.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação