Com a confirmação, nesta terça-feira, 15, de que está infectado pelo novo coronavírus (Covid-19), o deputado federal Marcelo Ramos (PL) cumpriu uma extensa agenda no interior do Estado neste fim de semana, ao lado de outros políticos da capital e interior, participando de várias convenções partidárias, mas sem cumprir as regras determinadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo governo do Amazonas, como uso obrigatório de máscaras em eventos públicos e o distanciamento mínimo social.
No interior, Marcelo Ramos esteve em convenções nos municípios de Borba, Itacoatiara, além de Parintins no último domingo, 13, onde participou do evento que homologou a candidatura à reeleição do prefeito Frank Bi Garcia (DEM), sempre ao lado de políticos no interior, discursando, conversando e sem uso de máscara.
Em algumas postagens no Instagram, Marcelo Ramos aparece em fotos ao lado da deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB), do prefeito Bi Garcia, do vice, Tony Medeiros e de outros políticos, discursando e sem máscara.
Nesta terça, Ramos confirmou que começou a sentir os sintomas da doença na segunda, 14, fez o exame, cujo resultado positivo saiu hoje.
Procurado pela reportagem para comentar a atitude de estar sem máscaras e falando a um pequeno aglomerado de pessoas na convenção de Bi Garcia, por exemplo, conforme atestam as imagens obtidas pelo O Poder, o deputado federal preferiu o silêncio.
Mais cedo, apenas limitou-se a informar que, devido à infecção, não vai mais participar presencialmente da convenção do PL Manaus, que acontece nesta quarta-feira, 16, em que deve homologar a candidatura a prefeito de Alfredo Nascimento e de sua vice, a ex-secretária municipal, Conceição Sampaio (PSDB).
Exame negativo
A reportagem também procurou o prefeito de Parintins para saber quais medidas estaria tomando, diante da contaminação de Marcelo Ramos. Garcia informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que está trabalhando internamente desde a convenção e, que fez o exame da Covid-19, mas testou negativo para a infecção.
A deputada Alessandra Campêlo, que esteve ao lado de Marcelo Ramos, nos municípios de Borba, Itacoatiara e Parintins, disse que também fez o exame e testou negativo para o novo coronavírus.
Henderson Martins, para O Poder
Fotos: Divulgação