Acompanhado do senador Eduardo Braga (MDB) e do presidente do diretório estadual do Podemos, deputado Wilker Barreto, o ex-governador Amazonino Mendes foi oficializado candidato do partido à Prefeitura de Manaus, nas eleições deste ano, em chapa “puro-sangue”, tendo Wilker como vice, conforme antecipou O Poder.
Em discurso na convenção, transmitido pelas redes sociais do partido, Amazonino disse que não está atrás de honraria, que já foi governador quatro vezes, que não está atrás de dinheiro, pois, se quisesse, já estaria milionário.
“Inventam muito sobre mim, dizem que estou com o pé na cova, e sei quem faz isso, alguém que conheço, que já esteve ao meu lado, e hoje, tenho pena dele, ele se tornou uma usina de maldade desse governo”, disse Amazonino, sem citar nomes.
O candidato também direcionou críticas para David Almeida, sem citar o nome do adversário. “Tem gente que foi governador por quatro meses, e acha que é o salvador da pátria, mas essa pessoa não fez nada, não mostrou nada, só foi alguém que caiu do nada no comando do governo”, alfinetou.
Amazonino Mendes, durante o evento, também chegou a falar do resultado das eleições anteriores e criticou ações do governo e da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). “Nunca vi tanta relação de negócios escuros com membros daquele Parlamento com o governo”, disse.
Wilker vence disputa interna
Ao anunciar Wilker Barreto com vice, Amazonino disse que escolhe uma pessoa guerreira, que foi para a Assembleia Legislativa e não aceitou as ofertas obscuras que ‘muitos aceitaram’.
“Wilker, você vai para essa guerra, trabalhar em prol do povo, e que Deus nos ilumine e nos livre dessa usina de maldade que campeia o processo político. Nós Podemos”, declarou Amazonino.
‘Arrumar a casa’
O deputado Wilker Barreto disse que a escolha do Podemos, em ter Amazonino como candidato, é ter alguém que saiba arrumar a casa e tenha a experiência de investir na cidade de forma consciente.
“Precisamos de alguém que saiba administrar. A falta de experiência traz consequências horríveis, na educação, na saúde, como estamos vendo no governo do Estado”, cutucou Barreto.
Amazonino, melhor nome, diz dirigente nacional
O coordenador nacional do Podemos Murilo Oliveira, disse que no Amazonas não tem nome melhor para a Prefeitura de Manaus, do que do ex-governador Amazonino Mendes. Murilo Oliveira elogiou Amazonino e disse que é uma grata satisfação tê-lo na legenda.
Murilo chegou a criticar o governo de Wilson Lima (PSC) e elogiar a atuação dos deputados de oposição do partido, Wilker Barreto e Dermilson Chatas, ambos do Podemos.
“Parabéns aos parlamentares do Podemos, que têm uma grande atuação na Assembleia Legislativa do Amazonas, quando não fecham os olhos em relação a esse atual governo, cheio de irregularidades e descasos”, disse.
‘MDB tomou a decisão de ficar com a experiência’, diz Braga
Em 2002, Amazonino lançou Braga para sucedê-lo no governo do Estado. Dezoito anos depois foi a vez de Braga retribuir este apoio, selando a aliança de seu partido à candidatura do ex-governador
O senador do MDB disse que optou em coligar com o Podemos para apoiar a candidatura de Amazonino para a Prefeitura de Manaus como um soldado, junto com o PSL e Cidadania. O senador completou, que não é hora de arriscar, mas, sim, votar com consciência.
“Diante da pandemia, essa foi a única que resolvei comparecer, diante da importância, do simbolismo que é essa convenção. Estou presente para dizer que o MDB municipal tomou a decisão de ficar com a experiência. Não é hora de o povo de Manaus correr riscos ou se aventurar. É hora de Manaus ter alguém capaz de conduzir a cidade”, ressaltou Braga.
Apoio
Durante o evento, uma nota pública do PSL foi enviada anunciando ao apoio do partido à candidatura de Amazonino Mendes, informação essa adiantada pelo Portal O Poder, nesta quarta-feira.
Henderson Martins, para O Poder
Fotos: Divulgação