janeiro 18, 2025 18:53

Sessão da Aleam é encerrada com menos de 40 minutos; presidência nega ‘recesso branco’

A campanha eleitoral que se avizinha, para prefeito de Manaus e municípios do interior, começa a refletir nas sessões plenárias da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Com Pelo menos quatro deputados envolvidos diretamente na disputa do pleito deste ano, além daqueles que vão apoiar prefeitos e vereadores do interior, está ficando cada vez mais rara a presença dos parlamentares nas sessões plenárias de terças-feiras e quintas-feiras.

A sessão híbrida desta quinta-feira, 17, foi um exemplo. Apenas os deputados Sinésio Campos (PT), no pequeno expediente, e Wilker Barreto (Podemos), usaram a tribuna para se pronunciar e as atividades parlamentares encerraram com menos de 40 minutos de iniciada a sessão.

Os deputados Cabo Maciel (PL) e Augusto Ferraz (DEM) são candidatos a prefeitos dos municípios de Itacoatiara e Iranduba, respectivamente. Ricardo Nicolau (PSD) vai disputar a Prefeitura de Manaus e Wilker Barreto foi oficializado na convenção municipal como vice na chapa de Amazonino Mendes. Os dois são do Podemos.

‘Não acredito nessa hipótese’, diz Josué

O presidente da Aleam, deputado Josué Neto (PRTB), que desistiu no “apagar das luzes” de disputar a Prefeitura de Manaus e declarou apoio ao candidato David Almeida (Avante), não acredita que esteja ocorrendo no Parlamento estadual um “recesso branco” por conta do início do processo eleitoral.

“Não acredito nessa hipótese. Tudo o que prevê o regimento interno sempre foi respeitado,  está sendo respeitado e assim será”, garantiu.

Ao ser questionado pela reportagem do Portal O Poder sobre como avaliava a sessão de hoje durar menos de uma hora, ele reconheceu que isso é prejudicial às atividades parlamentares, mas justificou que os deputados também podem cumprir atividades externas.

“Avalio que prejudica o debate. Mas o Parlamento tem diversas formas de produzir, além do debate em plenário. Portanto, se os parlamentares estão nas ruas de Manaus ou nos municípios do Amazonas em contato direto com o povo, eles também estão atuando no exercício da atividade parlamentar”, justificou.

A vice-presidente da Aleam, deputada Alessandra Campêlo (MDB), que presidiu a sessão desta quinta falou sobre a “sessão relâmpago” e, na esteira do colega Josué, também negou que esteja havendo “recesso branco”.

“Não acho que há recesso branco, mas obviamente nesses 3 últimos dias tivemos uma grande concentração de convenções municipais no Estado, isso influencia a presença. No entanto, a Assembleia tem garantido quórum para todas as votações há várias semanas. A possibilidade de participação online no interior do Estado também é dificultada pela baixíssima qualidade da internet”, avaliou.

 

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

PA: professores e indígenas pedem ‘cabeça’ de Rossieli

O cenário não está favorável para o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, que está no centro de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!