O deputado estadual Dermilson Chagas confirmou ao O Poder nesta sexta-feira, 18, que aguarda a prorrogação da CPI da Saúde, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), para assumir a vaga de Wilker Barreto, também do Podemos, que irá se afastar do colegiado por ser candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-governador Amazonino Mendes. Todos são filiados ao Podemos.
É esperado para a próxima semana a votação do requerimento da CPI solicitando a prorrogação dos trabalhos por mais 60 dias.
“O primeiro passo é saber se a CPI vai ser prorrogada no plenário da Assembleia Legislativa. Existe uma tendência muito forte, já confirmada pela base do governo, em querer arquivá-la. Em arquivando, não terá mais CPI lamentavelmente. Mas, se caso houver a prorrogação é claro que tenho interesse em participar para fazer questionamentos e investigações que já fizemos no passado e que pouco foi feito”, disse.
O presidente do colegiado, deputado delegado Péricles (PSL), confirmou que com a desistência do primeiro suplente deputado Felipe Souza (Patriotas) e da segunda suplente Alessandra Campêlo (MDB), a vaga é do terceiro suplente, que neste caso é Dermilson.
“O próximo da lista de suplência é o deputado Felipe Souza. Sabemos que ele se pronunciou verbalmente abrindo mão da vaga, mas a equipe técnica da CPI aguarda formalização para, a partir daí, caso seja necessário, dar o posto ao deputado Dermilson Chagas. Ele é o terceiro suplente, mas diante da negativa da Alessandra Campêlo (segunda suplente) e possível desistência do deputado Felipe, ele é quem assume a vaga”, confirmou.
Prestes a completar os 120 dias do prazo regimental que termina no dia 28 de setembro, a CPI da Saúde que foi instalada no dia26 de maio, precisa ter a aprovação do requerimento que pede a prorrogação por 60 dias no plenário da Aleam por maioria 12 votos mais um, 13 votos, para continuar os trabalhos até o dia 29 de novembro.
Augusto Costa para O Poder
Foto: Divulgação