fevereiro 22, 2026 07:06

Facebook exclui contas chinesas falsas que estavam relacionadas as eleições dos EUA

O Facebook anunciou nesta terça-feira,22, que eliminou contas, grupos e páginas falsas da China que publicavam conteúdo relacionado às eleições presidenciais americanas de novembro.

“Eliminamos 155 contas, 11 páginas, nove grupos e seis contas do Instagram, por violarem nossas regras contra a interferência de pessoas ou governos estrangeiros”, informou Nathaniel Gleicher, chefe da política de segurança do Facebook.

Facebook não conectou a campanha ao governo chinês e indicou que sua investigação encontrou vínculos com pessoas na província chinesa de Fujian.

A atividade fora da China concentrou-se principalmente nas Filipinas e no Sudeste Asiático em geral, e um pouco nos Estados Unidos, segundo Gleicher.

Cerca de 133 mil contas seguiam uma ou mais dessas páginas que foram removidas e cerca de 61 mil pessoas estavam nos grupos. Porém, menos de 3 mil contas baseadas nos EUA seguiam os conteúdos.

Foram gastos cerca de US$ 60 (R$ 330) em anúncios nas plataformas, pagos na moeda chinesa.

As publicações referiam-se principalmente à atividade naval no Mar da China Meridional, incluindo as embarcações da Marinha americana, informou o Facebook.

A Microsoft alertou no início de setembro que grupos da Rússia, China e Irã tentaram invadir contas de pessoas e organizações envolvidas nas campanhas presidenciais dos EUA. Chineses e iranianos rejeitaram a denúncia.

Conteúdo: G1

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!