janeiro 19, 2025 10:01

Sem quórum, sessão da Aleam é encerrada e votação da prorrogação da CPI é adiada; oposição acusa manobra

Por falta de quórum regimental, a votação de 22 matérias entre mensagens governamentais e projetos de leis, além do requerimento de prorrogação por mais 60 dias da CPI da Saúde, foram adiadas nesta quarta-feira, 23, na sessão híbrida da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). No momento em que encerrou os trabalhos antecipadamente, às 10h26, a deputada Alessandra Campêlo (MDB), que estava presidindo a sessão, registrou a presença de apenas dez deputados: cinco estavam em plenário e, outros cinco no modo virtual.

Ao encerrar a sessão, Alessandra justificou que antes do “esvaziamento” 17 deputados estavam presentes. “Queria só corrigir algumas coisas que talvez tenham dado uma interpretação errada ao trabalho da mesa que tem sido conduzido por mim e outros colegas que assumem, na semana passada foi colocado em votação e retirado de pauta o requerimento (da CPI). Que em nenhum momento houve recusa em tentar votar. Infelizmente essa questão do quórum não é algo específico, deputado Wilker, o senhor deve saber disso em relação a esse requerimento”, justificou.

Na avaliação da deputada, a constante falta de quórum na casa ficou mais evidente após a Aleam adotar as sessões híbridas. “É obvio que quando se participar de forma virtual acaba também fazendo outras coisas e entra na sessão quantas vezes você está na rua e tenta acessar novamente e  a conexão cai. Eu não quero acreditar numa má vontade dos colegas pelo contrário, porque senão a gente teria que dizer que todos os dias seria essa má vontade e não é a realidade. Hoje temos cinco deputados registrados (virtual) e mais cinco no plenário, mas já tivemos 17 deputados presentes”, explicou.

Manobra

Membro da CPI, o deputado Serafim Corrêa (PSB) culpou a base governista que não quer a prorrogação da CPI pelo esvaziamento do plenário. Para ele, isso foi uma manobra. da base governista para não votar a prorrogação da CPI.

Na mesma esteira, o deputado Wilker Barreto (Podemos), disse não querer acreditar que o esvaziamento da sessão fosse proposital e sugeriu que esta votação fosse adiada para esta quinta-feira, 24.

‘Fogo amigo’

Candidato a vice-prefeito na chapa do ex-governador Amazonino Mendes (Podemos), o deputado Wilker pediu, durante o pequeno expediente, que a administração de Amazonino quando foi governador também seja investigado pela CPI da Saúde.

“A CPI não interessa ao governo do Estado e eu estou falando aqui como pré-candidato, vamos investigar a gestão do Amazonino sem problema nenhum. Nós queremos isso Serafim e vamos também investigar aquela gestão temporária (se referindo a David Almeida) dos exames que pagaram R$ 900 mil, pegar o Melo (ex-governador José Melo) o Omar Aziz, vamos investigar. Não podemos colocar para debaixo do tapete”, concluiu.

 

Confira os projetos que seriam votados

PAUTA 23.09.2020 VOTAÇÃO (1)

 

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

PA: professores e indígenas pedem ‘cabeça’ de Rossieli

O cenário não está favorável para o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, que está no centro de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!