Os candidatos a prefeito de Manaus deram a largada oficial para suas respectivas campanhas eleitorais neste domingo, 27, primeiro dia do prazo instituído pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Teve minicomício, carreata, motociata, discurso, adesivaço, encontro com apoiadores, visita à feira.
Líder nas pesquisas de intenção de voto, Amazonino Mendes e seu vice, Wilker Barreto, ambos do Podemos, estiveram na feira Modelo, no bairro da Compensa, Zona Oeste da cidade. A escolha do lugar foi uma simbologia, uma vez que o espaço foi recuperado por Amazonino, quando foi prefeito de Manaus em meados da década de 1990.
O candidato também se reuniu com lideranças comunitárias na manhã deste domingo, passou pelo Complexo da Praia da Ponta Negra, uma das obras de revitalização importantes da sua última administração como prefeito, e nos bairros da Compensa e Santo Agostinho, também na Zona Oeste.
‘Adesivaço’
Candidato pelo Avante, David Almeida e seu vice, Marcos Rotta (DEM), não quiseram perder tempo e, tão logo o relógio soou à meia noite deste domingo, eles abriram, oficialmente, a agenda de campanha com um adesivaço em frente à sede do partido, no bairro Praça 14 de Janeiro, Zona Sul.
Durante o dia, a dupla cumpriu uma agenda com reuniões com candidatos a vereador, dividida em dois horários, em que se reuniram um total de 400 pessoas. “Somos a maior coligação dessa eleição em Manaus. Nesse primeiro dia, nós vamos reforçar o chamado de todos os candidatos para marcharmos juntos nessa caminhada pelo voto de confiança dos manauaras nas nossas propostas e na experiência que eu o Marcos Rotta temos para administrar a cidade”, disse David.
Ação em todas as zonas da cidade
O primeiro dia de campanha de Ricardo Nicolau, candidato a prefeito de Manaus pela Coligação ‘Pra Voltar a Acreditar’, reuniu apoiadores num grande adesivaço em cinco zonas da capital: no Comitê Central, no Distrito Industrial; no Clube Banho de Cascata, no São José 2; na Avenida do Samba, em frente ao galpão da Vitória Régia; no Centro de Eventos Maanaim, na Cidade Nova 5; e na sede do Progressistas, no Dom Pedro. A ação começou às 7h e se estende durante todo este domingo.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, o adesivaço é realizado em sistema drive-thru, em respeito às medidas sanitárias. A ideia, além de evitar aglomeração num único local, busca dar amplitude e voz para todas as regiões de Manaus. Tanto Ricardo Nicolau como seu candidato a vice-prefeito, o médico Dr. George Lins, percorreram os cinco pontos e aproveitaram para apresentar propostas e ouvir as pessoas.
Carreata
A chapa Alberto Neto (Republicanos) e Orsine Jr. (PMN) também não quiseram perder tempo e deram a largada na campanha ainda de madrugada num adesivaço de carros, seguido de uma carreata com 500 veículos.
“Começamos a campanha de madrugada porque temos pressa de iniciar nossa caminhada vitoriosa rumo à Prefeitura. É muito bom ver o dia nascer com a cidade colorida de esperança por uma Manaus melhor”, disse Alberto Neto.
Em seguida, o Capitão e Orsine, acompanhado de familiares, circularam entre os carros ouvindo palavras de apoio e solicitações de providências para alguns problemas de Manaus.
E com carros adesivados, motoristas e passageiros mascarados, a carreata saiu pelas ruas da cidade, até ser encerrada próximo ao Shopping Sumauma, na Zona Norte.
‘Presença’ de Bolsonaro
Com a participação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), por intermédio de uma vídeo chamada, que desejou sucesso ao início da campanha eleitoral, o candidato a prefeito de Manaus, Coronel Menezes (Patriota) e o vice, delegado Costa e Silva, da coligação “Manaus acima de tudo”, participaram na manhã deste domingo, 27, de uma “motociata” e carrreta pelas principais ruas da cidade que contou com a participação de mais de 500 veículos, segundo o candidato.
Veja o vídeo:
A “motociata” deu largada às 9h, saindo da frente do Atacadão, localizado na avenida Autaz Mirim, Zona Leste, em direção ao Shopping Via Norte, Zona Norte de Manaus.
Ao final do percurso, Menezes afirmou que o evento de abertura da sua campanha a prefeito de Manaus foi um sucesso. “Agradeço a Deus, ao presidente do partido deputado Felipe Souza, ao vice delegado Costa e Silva e aos manauaras que participaram do primeiro movimento do Patriota. Estamos coligados com as pessoas. Não tenho dúvida que com apoio do nosso presidente da República e da população de Manaus, vamos mudar a história política da cidade”, prometeu.
Minicomício na Kombi
O candidato do PT, José Ricardo, e sua vice, Marklise Siqueira, do Psol, realizaram uma carreata nas ruas da Zona Leste de Manaus, juntamente com a militância e simpatizantes da coligação “Manaus pela Vida, pelos Pobres” (PT/Psol/Rede).
Após percorrer vários bairros da área, eles finalizaram a ação da manhã com um minicomício, em cima da Kombi, na avenida Autaz Mirim (Grande Circular), marcando o compromisso de ter transparência, prestação de contas e de continuarem próximos à população.
Zé Ricardo iniciou seu primeiro discurso como candidato nesta eleição reafirmando que levará para a Prefeitura de Manaus o olhar prioritário para quem, neste momento, mais precisa da mão do poder público.
“Por isso, escolhemos iniciar a campanha pela Zona Leste, uma forma simbólica dizer que, na nossa gestão, a Prefeitura vai priorizar os bairros, principalmente, os mais carentes. A partir de amanhã, eu e Marklize estaremos nas ruas, tomando todo o cuidado com as medidas de segurança nesta pandemia, mas, sobretudo, ouvindo as pessoas, suas sugestões e propostas para melhor cuidar desta cidade. Iremos priorizar a vida”, disse o candidato, que na tarde deste domingo, juntamente com a Marklize, fez o lançamento dos vereadores e vereadoras da coligação, numa live via redes sociais.
Da Redação O Poder
Fotos: Divulgação