Em manifestação sobre a matéria veiculada nesta segunda-feira, 28 de setembro, referente a eleição interna do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA – AM), a chapa do concorrente Cláudio Machado, de número 38, emitiu nota de repúdio nesta quarta-feira (30) e contrapõe as informações analisadas pela equipe de jornalismo do Portal O PODER.
Veja a nota na íntegra:
CLÁUDIO JOSÉ ERNESTO MACHADO, engenheiro civil n.º 11.289-D e
candidato a Presidência do CREA/AM, conforme deliberação da CER n.º 001/2020, sob
o processo n.º 2607073/2020, por meio de sua assessoria jurídica, lamenta e repudia com
veemência a matéria publicada no dia 28 de setembro/2020 no Portal O Poder
(https://portalopoder.com.br.br/2020/09/28/engenheiro-afonso-lins-deve-ser-reconduzidoa-presidencia-do-crea-em-eleicao-nesta-quinta/) onde foram disseminadas de maneira
irresponsável, informações falsas, conhecidas popularmente como Fake News.
O Portal supracitado relata em seu título que o candidato Afonso Lins DEVE
SER RECONDUZIDO presidência do CREA/AM.
Tal afirmação menospreza a participação dos outros candidatos, desqualificando
de forma desrespeitosa as suas candidaturas, uma vez que não podemos prever o futuro
das eleições.
Ao fazer uma afirmação tendenciosa, sem apresentar pesquisas, dados ou sem
nem sequer ouvir a opinião do contraditório, o Portal O Poder despreza o trabalho das
outras chapas, ou seja, abandona qualquer hipótese de concorrência como se já soubesse
do resultado das eleições.
Não podemos deixar de frisar que o único candidato a ser entrevistado pelo portal
e teve sua foto publicada, foi o candidato Eng. Afonso Lins.
Entendemos que a matéria, além de disseminar Fake News (notícias falsas),
ofendeu o candidato Machadão que participa das eleições do CREA/AM com
honestidade, trabalho e transparência.
Sobre o caso, o Portal O PODER esclarece-se que o material jornalístico não confirma de forma categórica a vitória de nenhuma das chapas concorrentes ao pleito e limita-se apenas a análise informativa de um possível cenário com reeleição no órgão citado, agindo assim como veículo de jornalismo opinativo e especializado em política no Amazonas e por isso fazendo uso da expressão “reconduzido”.
Dessa forma, também esclarece-se que não há pesquisas eleitorais para esse tipo de corrida eleitoral por essa prática não fazer parte das normas do sistema Confea/Crea/Mutua. E por isso as eleições seguem sem definição de chapa vencedora com base nas informações também veiculadas na matéria citada.
Sobre o dia das eleições
A votação acontecerá nesta quinta-feira (1º) das 8h às 19h na capital e em 19 municípios do interior. Em Manaus, estarão disponíveis quatro locais de votação, que foram previamente escolhidos pelos profissionais, sendo eles: Sede do Crea-AM, Faculdade Fucapi, Escola Estadual General Sampaio, Inspetoria do Crea-AM na zona leste. No interior, a votação em cada uma das inspetorias locais.
Concorrem ao pleito 3 chapas encabeçadas pelos engenheiros Afonso Lins (48), Carlos Alberto (39) e Claudio Machado (38).
O modelo da eleição será feito com cédulas oficiais em urna convencional, e a apuração será manual. Podem votar todos os profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências associados ao Conselho Regional e com a anuidade de 2019 paga. No dia da votação, o profissional precisa apresentar um documento oficial com foto, como: RG, CNH e Carteira de Trabalho.
Medidas contra a Covid-19
Para a segurança de toda a comunidade profissional e dos colaboradores do Crea envolvidos no processo eleitoral, serão seguidas todas as medidas sanitárias recomendadas pelos órgãos de saúde, tais como o uso obrigatório de máscaras e de luvas descartáveis pelos mesários, a higienização das mãos dos eleitores com álcool gel 70% e o distanciamento mínimo de 2 metros.
Da redação O PODER