fevereiro 22, 2026 04:04

Gilberto Vasconcelos critica sua exclusão de debate; emissora alega cumprimento de legislação

O candidato à Prefeitura de Manaus pelo PSTU, Gilberto Vasconcelos, publicou uma nota nas redes sociais do partido em que denuncia a TV Band de excluí-lo do debate eleitoral, agendado para acontecer às 21h30, desta quinta-feira, 1º.

Na sua concepção, segundo externou no post, ele afirma que sua exclusão do debate s deu pelo fato de ser o único declarado negro nas eleições municipais de Manaus e sequer recebeu um convite para participar do primeiro debate eleitoral televisivo da capital amazonense.

“Consideramos essa postura da emissora extremamente antidemocrática”, diz, alegando que a ausência de todos os candidatos impede que os eleitores conheçam outras propostas de campanha.

“A população tem o direito de conhecer todos os candidatos e fazer suas escolhas de forma consciente”, reforça o candidato.

Confira a publicação do partido:

QUEREMOS GILBERTO NO DEBATE!!!!O 1º debate das eleições municipais em Manaus é promovido pela Band, nesta…

Posted by PSTU Amazonas on Wednesday, September 30, 2020

Lei das Eleições 

A reportagem de O Poder entrou em contato, via ligação telefônica, com a emissora de televisão para saber quais foram os motivos para que o candidato não recebesse o convite para participar do debate.

De acordo com a TV Band, o motivo não é discriminatório, como relata o candidato. Na verdade, sustentou a direção da Band, a emissora está cumprindo a Resolução Nº 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a realização da transmissão do debate.

“Deve ser assegurada a participação de candidatos dos partidos com representação no Congresso Nacional, de, no mínimo, cinco parlamentares, e facultada a dos demais (Lei nº 9.504/1997, art. 46, caput)“, informa o trecho da legislação, citado pela assessoria. O que, neste caso, o PSTU não se encaixa.

 

 

 

 

Ana Flávia Oliveira, para O Poder 

Foto: Divulgação/ Band

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!