fevereiro 21, 2026 13:03

ELEIÇÃO 2020: MP Eleitoral impugna registro de candidatura de ex-prefeito de Amaturá

O Ministério Público Eleitoral ingressou junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) com pedido de impugnação do registro do candidato João Braga Dias (PT) à Prefeitura de Amaturá, cidade distante 908 quilômetros de Manaus. A informação foi publicada no Mural Eletrônico do TRE, nesta segunda-feira, 5.

No pedido, o promotor eleitoral Kleyson Nascimento Barroso afirma que o candidato João Braga Dias teve sus contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), e mantidas reprovadas pela Câmara Municipal de Amaturá.

“No caso dos autos, as contas da Prefeitura Municipal de Amaturá, tendo como responsável à época o impugnado, como prefeito e ordenador de despesas, teve suas contas de governo, relativas ao exercício de 2013, julgadas irregulares, como observado no parecer prévio e acórdão nº 42/2019, do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas – 32ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, realizada em 24 de setembro de 2019”, disse o promotor no documento.

Conforme o promotor, a decisão do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, proferida no processo nº 11.081/2014 TCE/AM, foi integralmente mantida pela Câmara Municipal de Amaturá, como observado no Decreto Legislativo nº 06/2020.

“Das irregularidades apontadas e do inteiro teor das decisões listadas, observa-se que o impugnado, na qualidade de gestor, cometeu faltas graves e que, em tese, configuram ato doloso de improbidade administrativa”, disse o promotor.

 

Confira o pedido de impugnação na íntegra aqui.

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!