novembro 22, 2024 00:31

A 37 dias da eleição, Amazonino mantém liderança e David Almeida conquista 2ª vaga, diz pesquisa Pontual

Pesquisa eleitoral realizada pela Instituto Pontual divulgada nesta sexta-feira, 9, mostra que, a 37 dias da eleição e, na estreia do programa eleitoral gratuito em rádio e televisão, que acontece hoje, o candidato a prefeito de Manaus pelo Podemos, Amazonino Mendes, garante sua vaga no segundo turno, com 32,8% de intenção de voto e, terá como adversário, o ex-deputado estadual David Almeida (Avante), com 14,5% dos votos.

A sondagem testou todos os 11 candidatos que disputam a eleição majoritária e mostra que a aposta do Republicanos, o deputado federal capitão Alberto Neto, vem se mantendo em terceiro lugar, com 6,7%. Mas, em seu encalço, está o também deputado federal José Ricardo (PT), com 5,9%, seguido de perto pelo ex-deputado federal, Alfredo Nascimento (PL), que recebeu 5,4% das intenções de voto.

Ultrapassando a barreira dos 2%, diferente das últimas pesquisas da Pontual, o deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) sobe para a 6ª posição, com 2,9%, quase empatado com o Coronel Menezes (Patriota), que teve 2,8%.

Chico Preto (DC), que está com problemas em seu pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral, chegou a 1,7% dos votos.

Nas últimas posições da pesquisa aparecem, nessa ordem, Romero Reis (Novo), Marcelo Amil (PCdoB) e Gilberto Vasconcelos (PSTU), com 0,5%, 0,4% e 0,3%, respectivamente.

Os indecisos são 10,1% e os que votariam branco ou nulo, 16,0%.

Rejeição

O candidato Alfredo Nascimento, que já foi prefeito de Manaus por duas vezes, se mantém na liderança entre os mais rejeitados, segundo a pesquisa, com 25,4% dos votos. Amazonino Mendes vem logo em seguida, com 16,3% de rejeição do eleitorado entrevistado.

Zé Ricardo alcança a terceira posição entre os mais rejeitados, com 5,6%, seguido de Chico Preto, com 4,4% e, David Almeida, com 4,2%.

Alberto Neto e Ricardo Nicolau aparecem empatados, com 3,2% cada um de rejeição, seguidos de Menezes, com 2,2% e; Gilberto Vasconcelos, 2,1%.

Nas últimas posições aparecem Amil, com 1,6% e, Romero Reis, com 1,1%.

Os que não souberam responder foram 16,2% e os que rejeitam a todos os 11 candidatos somaram 14,5%.

Segundo turno

No segundo turno do pleito, Amazonino sairia vencedor, com 45,8% dos votos, segundo a pesquisa Pontual, contra 29,5%, de David Almeida.

Os indecisos são 5,4% e os que optaram por branco ou nulo são 19,3%.

A pesquisa do Instituto Pontual foi feita entre os dias 3 e 9 deste mês, ouviu 1066 eleitores em todas as zonas de Manaus e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-06844/2020. A margem de erro é de 3,0% para mais ou para menos.

Confira os números:

RESULTADO_09.10_MANAUSPONTUAL

 

 

 

Valéria Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Roberto Cidade propõe que Prefeitura de Manaus crie Comitê Permanente de Crise para monitorar as consequências das mudanças climáticas

Tema cada vez mais debatido mundialmente e que precisa da atenção integral da sociedade, sobretudo do Poder Público, as...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!