outubro 23, 2024 09:28

INSERÇÕES: Candidatos majoritários usam de ‘sutilezas’ para alfinetar adversários

Aliado ao programa eleitoral, que será exibido em dois horários em cadeia de rádio e televisão, as inserções – programinhas de 30 a 60 segundos – serão uma ferramenta a mais na propaganda eleitoral dos candidatos a prefeito de Manaus, principalmente daqueles com pouco tempo de TV. Conforme as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as inserções podem acontecer das 5h à 0h.

A reportagem do Portal O Poder acompanhou cinco prefeituráveis e suas respectivas inserções transmitidas pela televisão: Alberto Neto (Republicanos), Alfredo Nascimento (PL), Amazonino Mendes (Podemos), David Almeida (Avante) e Ricardo Nicolau (PSD).

Currículo

Priorizando o currículo extenso, destacando principalmente experiências de gestões anteriores, os candidatos Amazonino e David citaram seus feitos como forma de derrubar adversários, cada um com uma característica peculiar.

Sendo apresentado pelo vice, Marcos Rotta (DEM), David Almeida se apresenta como o novo “salvador” da cidade de Manaus, já que conforme o discurso de Rotta, ele “conseguiu fazer mais em quatro meses de mandato do que os adversários em quatro anos”.

Em outra inserção, David se intitula a “esperança” da capital amazonense e um representante “legítimo” que não possui “parentes e empresários influentes” atuantes em seu nome.

No caso de Amazonino, um jingle em que aponta a frases “Amazonino Faz, Amazonino Mostra” e entre outros dizeres, buscam quebrar as famosas promessas de campanha dos adversários. Além disso, enquanto a propaganda é reproduzida imagens do candidato em caminhada com a população em diferentes gestões é apresentado.

Outra inserção mostra Amazonino destacando a sua diferença de adversários, como um “o que importa hoje é competência e experiência” contra “quem promete”.

Diferença

Através de uma apresentação, datada como um “cartão de boas-vindas” ao eleitorado, Ricardo Nicolau e Alberto Neto, se mostram como a “diferença” dos concorrentes.

Usando o presidente Jair Bolsonaro como uma ponte, Neto fala sua trajetória política até chegar ao presidente, firmando sua confiança ao escolhê-lo para o cargo de vice-líder do governo na Câmara dos Deputados.

No caso de Nicolau, foi destacado a sua proposta de criar o primeiro Hospital Municipal de Manaus com o prazo de 180 dias. Em outra inserção, Nicolau narra sua própria história de vida, profissional e política, priorizando feitos.

Apoio

Ainda sem uma diferença dentre os demais, Alfredo usa o prefeito Arthur Neto (PSDB) para obter uma certa relevância dos adversários. Na ocasião, Arthur apenas cita seu apoio ao candidato que em seguida pede o apoio do eleitorado

 

 

 

Ana Flávia Oliveira, para O Poder 

Foto: Montagem

Últimas Notícias

RR: PF mira comandante-geral da Polícia Militar

O comandante-geral da Polícia Militar de Roraima, coronel Miramilton Goiano de Souza, é alvo da Polícia Federal em operação...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!