O fechamento dos restaurantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no interior do Amazonas foi questionado nesta quarta-feira, 14, pela deputada Alessandra Campêlo (MDB) durante sessão híbrida da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Alessandra solicitou que o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, reabra imediatamente os restaurantes universitários em municípios onde a universidade está presente.
“A arrecadação da UEA não vai diminuir e vai permanecer a mesma. E tem o recurso voltado para pagar a alimentação que não está sendo usado, além de muitos outros recursos da universidade”, questionou.
Durante o seu pronunciamento, Campêlo usou como exemplo a iniciativa da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), que durante o auge da pandemia pelo novo coronavírus, se prontificou em distribuir kits de alimentação para os alunos da rede estadual de ensino.
Alessandra afirmou ainda que na UEA é o local onde muitos estudantes fazem sua principal refeição, com preço acessível e qualidade. Ela disse que recebeu a reivindicação de estudantes de vários municípios.
“Da mesma forma que a UEA está comprando e distribuindo chips de internet para que os alunos assistam às aulas de forma remota, gostaria que o reitor desse acesso aos restaurantes no interior do Estado. Aqui na capital temos restaurantes populares, mas nesses municípios, não. Durante a pandemia, muitos perderam os empregos e não têm
condições de se alimentar corretamente. Precisamos garantir a segurança alimentar deles”, cobrou.
A parlamentar também solicitou a abertura dos laboratórios de informática, bibliotecas e áreas comuns para que os estudantes possam desenvolver suas atividades acadêmicas com o suporte tecnológico necessário, observando sempre as medidas sanitárias e de distanciamento.
UEA responde
O Portal O Poder entrou em contato via aplicativo de mensagem com a assessoria da UEA que respondeu por intermédio de nota que a instituição vem trabalhado de acordo com as orientações Grupo de Gestão do Plano de Contingência (GGCOVID-UEA) e que deve retomar as atividades de forma segura.
Confira a nota na íntegra
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) informa que a instituição vem trabalhando de acordo com as orientações do Grupo de Gestão do Plano de Contingência (GGCOVID-UEA) e está planejando a retomada segura das atividades, o que inclui a reabertura gradual dos Restaurantes Universitários na capital e no interior do Amazonas.
A UEA reitera o compromisso com a educação e a segurança com todos os servidores, estudantes e professores da instituição neste momento de enfrentamento à pandemia.
Augusto Costa para O Poder
Foto: Divulgação