fevereiro 21, 2026 16:50

ELEIÇÃO 2020: Ex-prefeito denunciado por fraude tem registro impugnado pelo MP

O ex-prefeito de Boca do Acre (a 1,5 mil quilômetros de Manaus), Antônio Iran de Souza Lima (Avante), denunciado em 2018 pelo Ministério Público do Estado (MP-AM), pelos crimes de fraude a licitação, falsidade ideológica, estelionato e crime de responsabilidade, e em 2015 pelo Ministério Público Federal (MPF), por usar servidor público remunerado com recurso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica(Fundeb), para realizar serviços domésticos, teve o registro de candidatura impugnado pelo Ministério Público Eleitoral.

A informação consta no Diário Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), desta quarta-feira, 14. (Leia o documento aqui)

Com o pedido de impugnação, o TRE deu prazo de três dias para o candidato apresente alegações para derrubar o pedido de indeferimento de registro de candidatura.

Impugnação

De acordo com o MP, o gestor está inelegível por conta de decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Câmara Municipal de Boca do Acre. “Na qualidade de prefeito do Município de Boca do Acre teve contas rejeitadas em decisão definitiva e irrecorrível do Tribunal de Contas da União”, diz o documento.

Conforme o MP Eleitoral, o impugnado também se encontra inelegível, na forma do artigo 14, inciso 9º, da Constituição Federal c/c artigo 1º, inciso I, alínea “g”, da Lei Complementar nº 64/90 (redação da LC 135/2010). “Isso porque, na qualidade de Prefeito do Município de Boca do Acre, teve contas julgadas irregulares e desaprovadas”, diz outra parte do documento (Leia o documento aqui)

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!