A TV Band Amazonas confirmou para o Portal O Poder que realizará no dia 12 de novembro, seu segundo debate eleitoral com os nove dos 11 candidatos à Prefeitura de Manaus. Diferente do primeiro, ocorrido em 1º de outubro, o debate acontecerá às 12h10.
Além disso, o formato do debate eleitoral sofrerá alterações em decorrência das dificuldades dos prefeituráveis no encontro passado, possuindo ainda, a permanência do botão para dar a vez ao adversário, no entanto, com duas luzes, uma vermelha e outra verde, para sinalizar o pronunciamento.
A emissora ainda confirmou o debate para o segundo turno das eleições municipais, previsto para acontecer no dia 19 do mesmo mês, às 21h30.
Assim como a concorrente, a TV Norte também realizará o debate com os noves prefeituráveis, sendo realizado no início do mês, dia 6 de novembro. No entanto, ainda não há confirmação de como será feito o encontro.
Conforme informações repassadas à reportagem, a previsão é que seja feita às 11h até à 13h, no Programa Agora. Mas, o anúncio só será feito após uma reunião geral que definirá os procedimentos do debate.
A emissora Record News preferiu não se manifestar sobre o assunto, negando à reportagem a realização dos debates eleitorais.
O Portal O Poder tentou contato com as emissoras TV A crítica e Rede Amazônica para saber mais informações sobre o posicionamento dos canais em razão das transmissões dos debates ou outra ação que deverá “preencher’’ o vazio da ausência, através dos contatos via e-mail e 3216-xxxx, respectivamente, mas não obteve sucesso.
Elegíveis
Segundo a Resolução nº 23.610/2019, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o partido deve possuir, no mínimo, cinco parlamentares representando-o no Congresso Nacional, impedindo os candidatos Chico Preto (DC) e Gilberto Vasconcelos (PSTU) de participarem do debate eleitoral.
Com isso, apenas os respectivos candidatos são considerados elegíveis para compor o encontro televisivo, sendo eles, em ordem alfabética:
Alberto Neto (Republicanos), Alfredo Nascimento (PL), Amazonino Mendes (Podemos), Coronel Menezes (Patriotas), David Almeida (Avante), José Ricardo (PT), Marcelo Amil (PCdoB), Ricardo Nicolau (PSD) e Romero Reis (Novo).
Ana Flávia Oliveira, para O Poder
Foto: Reprodução/Band Amazonas