Diante das aglomerações e a possível proliferação da Covid-19 no Amazonas, o governador Wilson Lima (PSC) anunciou um novo decreto com restrições e recomendação aos partidos políticos e candidatos para que sejam adotadas medidas de segurança. O anúncio foi na quarta-feira, 14, em entrevista coletiva na sede do governo após reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19.
Na coletiva, o governador reforçou a necessidade de cumprimento do Decreto nº 42.794, de 24 de setembro de 2020, que estabeleceu medidas complementares para o combate ao novo coronavírus no Amazonas.
Sobre as eleições, o governo afirmou que um levantamento da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) aponta que 48% dos municípios do Estado registraram aumento de casos de Covid-19 entre os dias 27 de setembro e 10 de outubro, com destaque para Parintins, Carauari e Tefé. Os números estão diretamente relacionados às aglomerações provocadas por eventos eleitorais, como convenções, comícios e passeatas.
Diante disso, para conter esse cenário, o governador Wilson Lima anunciou que está em tratativas com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), desembargador Aristóteles Thury, para propor restrições e recomendações de prevenção a serem cumpridas durante o período eleitoral.
“Nós estamos construindo um decreto para estabelecer algumas restrições e também algumas recomendações aos partidos e aos candidatos e à própria população, aos simpatizantes, para que a gente evite aglomerações e garanta o uso de máscaras, de álcool em gel e todos os protocolos que foram estabelecidos pelos profissionais da área de segurança”, acrescentou Lima.
Aumento de casos
Segundo Wilson, a flexibilização das medidas está condicionada aos dados da pandemia monitorados pela FVS-AM, que tem observado uma tendência de aumento nas hospitalizações por Covid-19 em faixas etárias acima de 40 anos, especialmente na rede privada, além de aglomerações no interior em função do período eleitoral, o que favorece a transmissão da doença.
O Portal O Poder entrou em contato com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), para questionar que outras medidas seriam determinadas no decreto e quando seria publicado. “As medidas estão sendo discutidas com o Tribunal Regional Eleitoral e até a próxima semana deverá ser publicada”, informou.
Da Redação O Poder
Com informações do Secom
Foto: Diego Peres/Secom