Trezes dias após a penúltima pesquisa realizada pelo Instituto Pontual, no último dia 9 deste mês, em relação à nova pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 22, mostra que o candidato Ricardo Nicolau (PSD), da coligação “Pra Voltar a Acreditar”, cresceu 3,8 pontos percentuais e passou a desbancar o deputado federal capitão Alberto Neto (Republicanos), que perdeu 0,4 pontos percentuais, ocupando a quinta posição entres os candidatos que disputam a Prefeitura de Manaus.
Procurado pela reportagem de O Poder, Alberto Neto argumentou que em todas as pesquisas ele é bem avaliado e que está na linha de frente da disputa por uma das vagas do segundo turno. “O que mostra que nossos compromissos com Manaus tem nos feito crescer”, disse o candidato.
Ele ressalta, ainda que em todas as pesquisas mostra também que mais da metade dos eleitores ainda não decidiu seu voto. “Tenho certeza que nos próximos 24 dias, através da propaganda eleitoral e de nossas agendas intensas nos bairros, vamos crescer cada vez mais e ir para o segundo turno”, acrescentou.
De acordo com o candidato, esse otimismo é resultante de suas conversas e reuniões que têm realizado com a população de Manaus ao longo desta campanha eleitoral. “Essa pra mim é a melhor pesquisa”.
‘Onda de apoio’
Já o candidato Ricardo Nicolau disse que a pesquisa mais importante é a que tem ouvido das pessoas por onde tem caminhado.
“E o que eu vejo é uma onda de apoio ao 55. E todas as pesquisas têm sido unânimes em dizer que somos a candidatura que mais cresce nas intenções de voto. Isso dá muita força. Mas é importante destacar também que é muito difícil um político que tenha 20 anos de vida pública e tenha a menor rejeição, uma rejeição muito pequena, como é o nosso caso. Fico feliz que as pessoas tenham conhecido e gostado dos nossos projetos. Nossas propostas estão ecoando e ganhando muitos adeptos. Uma prova é que os adversários, ao invés de criar novas propostas, têm copiado os nossos projetos. E Manaus tem mostrado que quer mudanças de verdade. Isso significa mudar a gestão, a atitude e a forma de governar. É Manaus voltando a acreditar!”, disse Nicolau.
David ameaçado
A pesquisa mostra, ainda, que o candidato David Almeida (Avante), com14% das intenções de votos, vem se mantendo na disputa do segundo turno, mas, ameaçado pelos candidatos José Ricardo (PT) e Ricardo Nicolau.
‘Muito mais’
Zé Ricardo agradeceu as pessoas que manifestaram apoio à candidatura, mas, disse acreditar que tem muito mais. “Vemos isso no dia a dia, nas caminhadas, visitas e reuniões. Portanto, acreditamos que temos muito mais. É muito parecido das últimas pesquisas, quando nosso nome era colocado com um percentual mais baixo, e depois vimos que tínhamos o dobro daquilo que foi colocado. Vamos continuar nossa campanha, pois, só a partir de agora que o eleitor vai definir em quem vai votar”, disse o deputado.
Compromisso
O ex-governador Amazonino Mendes (Podemos), primeiro colocado em mais uma pesquisa eleitoral divulgada nesta quinta-feira, 22, pelo Instituto Pontual, voltou a agradecer a lembrança do eleitor e falou sobre projetos caso seja eleito.
O candidato a prefeito da Coligação “Juntos Podemos Mais”, Amazonino Mendes, agradeceu a manifestação do eleitor pela sua candidatura e reiterou o compromisso de caso seja eleito, colocar toda a sua experiência em favor da construção de uma cidade mais humana e que o cidadão possa usufruir de serviços públicos de qualidade.
“Ir à unidade de saúde, ser bem atendido e receber o medicamento. Ter escola de tempo integral para que possa trabalhar e deixar os filhos em segurança, com aula, alimentação e prática de esportes. Ter o suporte necessário para enfrentar a crise econômica e social, com a volta do Cartão Direito à Vida e com o Banco da Gente, estimulando os pequenos negócios, com oferta de linhas de crédito”, enumerou, citando alguns dos projetos e programas que pretende colocar em prática assim que assumir.
Candidato ‘antissistema’
O coronel Alfredo Menezes (Patriota), disse que isso é uma demonstração clara do seu crescimento. “Eu represento o candidato ‘antissistema’, esse instituto começou me dando 0,8% das intenções de voto, hoje ele me atribuí 4.4%, ele está sendo praticamente obrigado a me pontuar e me colocar na disputa pela prefeitura, porque meu crescimento é incontestável e ninguém pode negar”, disse Menezes.
“Tenho certeza que iremos para o segundo turno e vamos vencer a eleição com o apoio das pessoas e do Presidente Bolsonaro”, disse o candidato.
O candidato Marcelo Amil (PCdoB), disse que sempre trabalhou o resultado das pesquisas com base na margem de erro e, segundo Amil, na sua margem de erro, este resultado foi semelhante aos das outras.
“Ela nos aponta com potencial superior a 3% até esse momento, que está dentro do que a gente previa para uma taxa de crescimento. Nós acreditamos que o ‘boom’ da nossa candidatura vai acontecer quando se intensificarem os debates na TV. Nós sabemos a força das nossas ideias e nós sabemos que Manaus vai absorver isso”, disse o candidato.
Regra do jogo
O candidato Gilberto Vasconcelos (PSTU), disse que as pesquisas de opinião de voto são parte da guerra de propaganda e são usadas para orientar a manipulação da opinião pública praticada pelos marketeiros dos partidos com grandes recursos financeiros.
“Não são as propostas que sobressaem e sim o alcance da propaganda. A última pesquisa também mostra que não há democracia quando partidos como o PSTU ficam de fora da propaganda eleitoral gratuita. Portanto, enquanto não houver tempo igualitário para todos os partidos, as pesquisas permanecerão como mais um elemento de propaganda dos partidos da ordem, onde suas figuras públicas falam o que os marketeiros orientam, mas depois de eleitos fazem tudo ao contrário do que prometeram durante a campanha eleitoral”, disse o candidato.
Os candidatos Chico Preto (DC) David Almeida (Avante), Romero Reis (Novo) e Alfredo Nascimento (PL) não comentaram a pesquisa.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Divulgação