janeiro 22, 2025 10:53

Wilson mantém bares e balneários fechados e diz que avanço da Covid tem relação com a campanha eleitoral

Ao anunciar a extensão do decreto governamental que fechou bares, casas de shows e balneários, por mais 30 dias, o governador Wilson Lima (PSC) afirmou que o aumento dos casos de Covid-19, tanto na capital quanto no interior do Estado, nos últimos dias, tem relação a este período de campanha eleitoral dos candidatos que concorrem o pleito municipal deste ano. A declaração foi dada em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, 27, na sede do governo.

O governador ressaltou, ainda, que o governo do Estado, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), fez algumas requisições ao Ministério Público Eleitoral no sentido de recomendar que as aglomerações que serão feitas nas campanhas, obedeçam às restrições parra evitar a proliferação da Covid-19. Há duas semanas, Lima chegou a editar um decreto com algumas recomendações a partidos políticos a respeito da campanha eleitoral.

Entrevista coletiva aconteceu na manhã desta terça-feira, 27, na sede do governo, no bairro Compensa

“Observamos que as pessoas que participam desses eventos não usam máscaras e não atendem as recomendações do Ministério da Saúde”, completou o governador.

Em setembro, o governador havia tomado algumas medidas para evitar a proliferação da Covid-19, como a suspensão do funcionamento de bares que não tenham como atividade primária os restaurantes; flutuantes; balneários; praias; casas de shows; aluguel de sítios, chácaras e casa de eventos.

Com a extensão do decreto, fica restringido o horário de funcionamento de restaurantes e lojas de conveniências até às 22h. Naquele período, apesar de restringir o funcionamento de bares e restaurantes, o governador resolveu retornar com as aulas do ensino fundamental a partir do dia 30 de setembro.

Lima nega segunda onda

Durante o anúncio, o governador ressaltou que não existe indicativo de segunda onda, mas, algumas situações fizeram com que o governo entrasse em estado de alerta, fazendo com que o Estado avançasse no plano de aplicação da rede hospitalar.

“Os eventos políticos, convenções, reuniões e caminhadas, fizeram com que os casos da Covid-19 aumentassem no interior. Nós estamos tendo, também a antecipação do período chuvoso, e isso facilita o aumento das síndromes respiratórias, e, todo esse cenário tem causado uma pressão sobre a nossa rede de saúde, fazendo com que algumas unidades atinjam suas ocupações máximas”, explicou Wilson Lima.

Iniciativas

O governo também comunicou o governo federal sobre a situação de aumento dos casos da Covid-19, além de ampliar a quantidade de leitos de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva), em 42 leitos e 43 leitos clínicos.

“Esse aumento de leitos é um resultado dessa parceria com o governo federal. Estamos recebendo nesta quarta-feira, 28, um total de 30 respiradores, dentre outros equipamentos que irão ajudar no enfrentamento da Covid-19”, ressaltou o governador.

Hospital de Campanha

O governador Wilson Lima afirmou que não é descartado a abertura de um novo Hospital de Campanha, desta vez, aceitando a proposta do governo federal. “É algo que estamos estudando com o governo federal, que em algum momento já havia oferecido para gente a possibilidade de montar um hospital de campanha”, disse o governador.

Cemitérios fechados

Em uma reunião com o secretário Municipal de Saúde da Prefeitura de Manaus, o governador Wilson Lima disse que foi informado que os cemitérios da capital serão fechados neste fim de semana de Finados, para evitar a aglomeração de pessoas.

 

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Fotos: Henderson Martins/O Poder

 

Últimas Notícias

MPAM investiga gestão de Beto D’Ângelo por possíveis irregularidades em contratações da Saúde

A 3ª Promotoria de Justiça de Manacapuru instaurou um Inquérito Civil para investigar supostas irregularidades na contratação de Agentes...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!