fevereiro 21, 2026 03:38

França e Alemanha anunciam lockdown parcial após explosão de casos

Os governos da Alemanha e da França anunciaram nesta quarta-feira,28, um lockdown parcial para conter a segunda onda do novo coronavírus nos dos países.

A Europa vive um aumento rápido dos casos de Covid-19, considerada uma segunda onda da pandemia.

No caso alemão, bares, restaurantes e outros estabelecimentos ficarão fechados por quatro semanas a partir de segunda,2, mas escolas e comércio permanecem abertos.

Já na França, as restrições começam nesta sexta-feira,30, e durarão até 1ª de dezembro, no mínimo, e os comércios não essenciais também permanecerão fechados. Só escolas e atividades consideradas fundamentais ficam abertas.

Alemanha

Em reunião com autoridades locais, a chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou que os números da Covid aumentaram rápido demais no país e que o nível dos contágios fugiu de controle.

A primeira ministra alemã, Angela Merkel convocou uma reunião com as lideranças dos 16 estados para tratar do novo lockdown. Foto: Reuters

“Estamos agora em um ponto em que, pela média nacional, não sabemos mais de onde vieram 75% das infecções. Só conseguimos verificar 25%”, explicou Merkel.

A decisão foi tomada depois que autoridades de saúde alemãs registraram quase 15 mil novos casos em 24 horas, o maior número de diagnósticos diários no país desde o início da pandemia.

França

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou a retomada de medidas como o fechamento de bares, restaurantes e comércios e a volta da exigência de atestados para que as pessoas possam circular nas ruas.

Para o presidente francês, o impacto da segunda onda da Covid-19 será pior do que o primeiro pico da doença no país. Foto: BBC

Para ele, o impacto da segunda onda da Covid-19 será pior do que o primeiro pico da doença no país, entre março e abril.

“A segunda onda será sem dúvidas mais dura e mortal do que a primeira”, disse Macron.

Conteúdo: G1

Foto: L’Express

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!